O prefeito Roberto Cláudio será homenageado pelo Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza. O Troféu Martim Soares Moreno será entregue neste sábado (09/06), às 20h, no Hotel Praia Centro, durante o evento anual que comemora o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.
Durante o evento, organizado pelo Vice-Consulado Português em Fortaleza, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Academia do Bacalhau e Jangada de Sagres, serão homenageadas duas personalidades. Um troféu será entregue ao presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, António Pinho de Oliveira, e o outro ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Esta é a primeira vez que um cidadão não português recebe o Troféu Martim Moreno.
“Eu me sinto muito honrado, porque temos raízes culturais muito parecidas e entrelaçadas com Portugal. Entendo essa homenagem como reconhecimento às relações das cidades, Fortaleza Lisboa, mas também com responsabilidade para a gente aprofundar e tirar mais proveito dessa integração que é econômica, cultural e acadêmica entre nossos povos”, enfatizou o gestor.
O convite foi entregue pessoalmente pela vice–cônsul de Portugal em Fortaleza, Cristina Pedroso, durante reunião no Paço Municipal. De acordo com a vice-cônsul, a decisão de homenagear o Prefeito de Fortaleza foi unânime entre o Vice-Consulado, a Embaixada de Portugal em Brasília e a comunidade portuguesa que mora em Fortaleza.
“Estou em Fortaleza há dois anos, mas acompanho os trabalhos sendo desenvolvidos desde a sua primeira gestão. É um trabalho bem desenvolvido, humanizado, voltado para os jovens, e que também integra os imigrantes portugueses, que são muitos aqui no Ceará. A obra da Praça Portugal foi um marco para toda a comunidade, e essa homenagem é justa para que a nossa relação se aprofunde cada vez mais”, destacou a vice-cônsul de Portugal.
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do Cidadão Nacional e das Forças Armadas.
Durante o Estado Novo, de 1933 até a Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou as portuguesas e portugueses.