O prefeito Roberto Cláudio esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (25/03), em Brasília, com dirigentes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), quando tratou de empréstimo que a Prefeitura de Fortaleza tenta viabilizar para investir em obras de drenagem, pavimentação e urbanização de ruas e avenidas, através do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).
Os recursos, no valor global de U$ 151 milhões, cerca de R$ 500 milhões, vão garantir, pela primeira vez na Capital, além da execução de obras de drenagem, obras de saneamento e esgotamento sanitário, competência executada atualmente apenas pela Cagece, atual detentora da concessão dos serviços de água e esgoto do Estado.
Parte desses recursos será destinada ainda para as áreas de Educação - com a construção de Escolas de Tempo Integral (ETI) e Centros de Educação Infantil (CEI) - e Mobilidade Urbana, com a implantação de corredores expressos de ônibus e obras de infraestrutura viária.
”São investimentos essenciais que vão garantir a qualidade de vida daqueles que moram em regiões que, hoje, são desprovidas de obras de saneamento básico”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
Para o diretor representante da CAF no Brasil, Jaime Holguin, “Fortaleza é, hoje, um parceiro importante para o banco, que também deverá participar do Programa Meu Bairro Empreendedor no bairro Vicente Pinzon". Nesta sexta-feira (29/03), o prefeito de Fortaleza lança o programa no bairro Bom Jardim e que, nessa primeira etapa, será financiado com recursos públicos.
Também participaram da reunião, o secretário executivo da Chefia de Gabinete da PMF, Pedro Rocha, o executivo sênior da CAF, José Rafael Neto, e Diego Vetorri, executivo de setor público da CAF.