O prefeito Roberto Cláudio visitou, neste sábado (30/06), as intervenções de segurança viária realizadas no entorno do Terminal Siqueira. As ações, que beneficiam pedestres, ciclistas e o trânsito em geral, contemplam a reorganização do fluxo de veículos na região, reduzindo os constantes congestionamentos no local, incluindo também nova sinalização, semáforos e novos trechos de ciclofaixas.
Com projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o entorno do Terminal Siqueira agora conta com um melhor ordenamento de circulação viária, atendendo também demandas antigas e necessárias que foram solicitadas pela população que circula naquelas imediações diariamente.
“A motivação maior dessas intervenções era facilitar a entrada e a saída dos ônibus no terminal do Siqueira, além de trazer mais segurança para pedestres e ciclistas e diminuir o engarrafamento que se formava na Av. Osório de Paiva. Por isso, fizemos este conjunto de ações, como o semáforo com novo tempo de estágio, abertura de uma nova via e a instalação de ciclovia”, explicou Roberto Cláudio.
Dessa forma, as intervenções no entorno do Terminal Siqueira contemplaram eixos distintos de projeto. Um deles é a circulação viária e redução de congestionamentos, resultado da abertura de uma nova via por trás da Igreja Logus, fazendo a ligação da Rua Raimundo Neri com a Rua Luiz Vieira (Perimetral). Essa nova via permitiu que fossem removidas as esquerdas dos semáforos das ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira com a Avenida Osório de Paiva, sendo realizadas por meio de laço de quadra.
Como consequência dessa intervenção, foi possível também investir no eixo da segurança viária na Avenida Osório de Paiva, sendo que os semáforos desta via com as ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira ganharam tempos para pedestres e foi implantado um novo semáforo exclusivo para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira.
“Tínhamos um contexto de muito engarrafamento na Osório de Paiva com a Perimetral. Para melhorar esse fluxo, foi feito um estudo e observou-se que a saída ideal era retirar um dos tempos dos semáforos e, com isso, construímos uma via paralela para fazer as conversões”, afirmou João Puppo, titular da SCSP.
Também bastante demandado pelos usuários da Av. Osório de Paiva e Perimetral, outro eixo do projeto foi a infraestrutura cicloviária implantada em sua 1ª etapa na Av. Osório de Paiva, desde a Av. Augusto dos Anjos até a Rua Luiz Vieira. Em uma 2ª Etapa, posteriormente, a ciclofaixa será ampliada até a ciclovia existente na Av. Osório da Paiva. Também foi implantado nas ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira (Perimetral) parte do anel cicloviário, com ciclofaixas unidirecionais desde o Cuca do Mondubim até a ciclofaixa existente na Rua Vital Brasil, fazendo, assim, a ligação cicloviária entre o Mondubim e o Conjunto Ceará. A implantação do anel cicloviário da Perimetral teve início junto com a implantação de intervenções do Siqueira e segue em andamento.
O auxiliar administrativo Antônio Fonseca aprovou as novas medidas. “Passo pela Av. Osório de Paiva cerca de duas vezes por dia. Apesar dessas intervenções terem iniciado nesta semana, já dá para perceber que o trânsito está fluindo bem melhor”, comentou.