O prefeito Roberto Cláudio visitou, nesta sexta-feira (01/03), o túnel sob a Via Expressa que está sendo construído na Av. Alberto Sá, no Papicu. O equipamento possibilitará a conexão direta da via com as ruas Tavares Coutinho e Ana Bilhar, além de permitir a eliminação de quatro semáforos existentes na avenida, fazendo com que o transporte coletivo tenha acesso expresso no cruzamento com a Via Expressa.
O novo equipamento terá cerca de 460m de comprimento e área coberta de 80m. A laje superior do túnel ganhará ainda uma pequena praça, com projeto semelhante ao já implantado no túnel Dep. Wellington Landim, localizado na Av. Engenheiro Santana Júnior. As obras foram iniciadas em dezembro de 2017 e a previsão de entrega é em julho de 2019.
“Esse é o último túnel que compõe o corredor preferencial de ônibus que sai do Mucuripe até a Avenida Dedé Brasil na altura do Castelão. Além disso, estamos licitando a duplicação do viaduto próximo ao Makro que vai permitir a conexão direta da Raul Barbosa até o Mucuripe”, destacou o Prefeito.
No local já foram realizadas a retirada do canteiro central, a construção de pilares centrais e das paredes laterais do novo túnel. As lajes de entrada das duas frentes do túnel estão prontas. O túnel da Avenida Alberto Sá e o túnel construído na Avenida Almirante Henrique Sabóia, no trecho entre as Avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont, foram financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS com custo de R$ 67 milhões.
Riacho Maceió
Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária da infraestrutura Manuela Nogueira, anunciou a urbanização do Riacho Maceió, a partir da Rua Tavares Coutinho até a Avenida Abolição. As obras devem começar no segundo semestre e tem investimento de R$ 15 milhões.
O projeto inclui a descontaminação do riacho, a recuperação da mata ciliar, calçadão e equipamentos de cultura e esporte para a comunidade do entorno.
“Ainda estamos detalhando o projeto e a partir da próxima semana vamos nos reunir com a Secretaria Regional II e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente. Esse é um projeto delicado social e ambientalmente e temos até outubro para organizar os detalhes e iniciar a obra”, declarou Manuela Nogueira, titular da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza.