O prefeito José Sarto assinou, nesta quinta-feira (06/10), ordem de serviço para a construção de uma Escola de Tempo Integral (ETI) no bairro São Bento. Orçada em R$ 14.201.855,19, a obra tem um prazo de conclusão de de 18 meses. Quando estiver pronta, a nova unidade de ensino irá atender 420 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Durante a assinatura, Sarto destacou que a expansão da Rede Municipal de Ensino é uma das prioridades de seu plano de governo. “Plantamos hoje a semente de uma grande obra, que será entregue daqui a 18 meses. Na minha gestão já entregamos três ETIs, atendendo os bairros Vila Velha, Autran Nunes e Barroso. Além disso, já inauguramos 22 Centros de Educação Infantil (CEIs)”.
Sarto também pontuou outros projetos que a Prefeitura de Fortaleza tem realizado no bairro São Bento. “Aqui no São Bento já temos uma Areninha; um posto de saúde que está sendo requalificado; uma escola municipal que já foi requalificada; e temos também uma poligonal, com 48 ruas, que receberam serviços de drenagem e pavimentação em piso intertravado pelo Proinfra. Agora, a partir da assinatura de hoje, a comunidade receberá também uma grande escola”, concluiu o prefeito.
A nova escola contará com salas de aulas temáticas, sala de Inovação Educacional, laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.
Ao todo, além da unidade que será construída no São Bento, outras oito ETIs estão em construção, duas em elaboração de projetos e oito em fase de planejamento. Reafirmando o compromisso de expandir a educação em tempo integral, conforme Plano de Governo, a meta é de construir 22 novas ETIs na gestão do prefeito Sarto. Neste contexto, até 2024, Fortaleza contará com 50 Escolas de Tempo Integral na Rede Municipal.
Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), informou que as ETIs possuem um projeto que busca aliar uma infraestrutura de qualidade a um projeto pedagógico inovador. “Nós temos um projeto pedagógico que demanda toda essa infraestrutura e arquitetura das ETIs. Elas são dimensionadas para terem todas as salas climatizadas, refeitório, quadra de esportes, sala de inovação e laboratórios. As ETIs são uma política de sucesso que, com o prefeito Sarto, atingiremos a marca de 50 equipamentos”, comentou.
Roberto de Resende, secretário executivo da infraestrutura (Seinf), também celebrou o novo projeto e apontou que ele impactará positivamente na comunidade. “Esta obra significa uma colaboração entre a Infraestrutura e a população de Fortaleza, no sentido de fornecer mais serviços e qualidade de vida. As ETI oferecem mais vagas de ensino, que, além da educação, se transformam em oportunidades de melhoria de vida e também em segurança alimentar para as crianças que estudam nestes equipamentos”, disse.
Marcos Rebouças, militar e voluntário no Mosteiro de São Bento de Fortaleza, pontuou que os trabalhos da Prefeitura têm melhorado a vida do bairro. O morador também celebrou a construção da nova unidade escolar. “De uns anos para cá, a nossa comunidade tem recebido com muito carinho as ações da Prefeitura. Primeiro foi a Areninha, tivemos também as reformas e melhorias das ruas. Agora, vamos receber essa escola, e eu já penso logo no futuro. Daqui alguns anos, ela vai ter melhorar a vida de muitas crianças do nosso bairro, permitindo melhores empregos para nossos jovens”, comentou Marcos.
A Rede Municipal de Fortaleza conta com 31 Escolas de Tempo Integral - uma dessas unidades deve ser inaugurada em breve e já está, inclusive, com alunos matriculados. Com isso, o Município contabiliza 11.812 alunos matriculados em escolas da modalidade.
Nas ETIs, os estudantes vivenciam, de 7h30 às 16h, rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada. Na rotina, os alunos contam com três refeições diárias e disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática.