O prefeito José Sarto participou, nesta sexta-feira (24/11), do encerramento do Congresso Internacional Os Impactos das Novas Tecnologias no Mundo do Trabalho, no hotel Vila Galé. Na ocasião, o prefeito discursou sobre as bem sucedidas políticas públicas de capacitação e a ambiência favorável à geração de emprego e renda promovidas pela Prefeitura de Fortaleza. O evento foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região entre os dias 22 e 24 de novembro, e contou com a presença de juristas de diversos países.
"Fortaleza recebe com muita alegria o congresso internacional Os Impactos das Novas Tecnologias no Mundo do Trabalho, com representantes de diversos países compartilhando conhecimentos. Fortaleza tem programas de capacitação da juventude na área de inovação tecnológica, como o Fortaleza Digital, e programas de empreendedorismo que são uma revolução, por meio dos quais capacitamos nominalmente mais pessoas do que as qualificadas pelo estado de São Paulo", afirmou o prefeito José Sarto.
O investimento em capacitação e ações de geração de emprego e renda, além da desburocratização de processos, estão entre os motivos do crescimento econômico da capital cearense, como ressaltou o prefeito. "Criamos uma ambiência compatível com o mundo moderno, que preserva a sustentabilidade e incentiva a abertura e a instalação de empresas na cidade, por isso Fortaleza hoje se destaca não apenas pela exuberância, pelas suas belezas naturais e hospitalidade, estamos liderando a economia do Nordeste, com o melhor PIB da região, que segue em uma curva ascendente", concluiu Sarto.
Junto ao Fortaleza Digital e ao Fortaleza Bilíngue, este voltado para o aprendizado de idiomas, também se destacam pelo êxito diversos programas de capacitação desenvolvidos pela Prefeitura. O Fortaleza + Futuro já certificou 6.814 pessoas com cursos profissionalizantes de até 400h/a. Com o Fortaleza Capacita, a Prefeitura já qualificou mais de 55.706 mil pessoas em áreas como marketing, finanças, planejamento e vendas em toda a cidade. E o Nossas Guerreiras tem o objetivo de fornecer crédito orientado de até R$ 3 mil para 17 mil mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender. Saiba mais sobre os programas e ações que contribuem para o crescimento da economia de Fortaleza.
O evento
Os avanços tecnológicos estão modificando as relações trabalhistas com possibilidade de máquinas tomarem decisões e realizarem tarefas que antes só poderiam ser realizadas por humanos. Nesse contexto de algoritmos e automação, surgem desafios sem precedentes relacionados aos direitos dos trabalhadores. Atento a esse cenário desafiador, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), por meio de sua Escola Judicial (Ejud7), trouxe juristas de vários países para debater a temática no Congresso Internacional “Os Impactos das Novas Tecnologias no Mundo do Trabalho”, realizado de 22 a 24 de novembro, no hotel Vila Galé, em Fortaleza.