O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quarta-feira (29/03), o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Conceição Holanda Cavalcante, no bairro Henrique Jorge. Esta é a 25ª unidade de Educação Infantil inaugurada na gestão, a segunda inaugurada neste ano. Ao longo de 2022, o prefeito entregou à população 12 novos CEIs.
A nova unidade de Educação Infantil atenderá 188 crianças de seis meses a 3 anos, disponibilizando atendimento do berçário ao Infantil 3. O novo equipamento teve investimento total no valor de R$ 4.350.000,00, provenientes do tesouro municipal. A Prefeitura investiu ainda R$167.136,38 em equipamentos.
“Com muita alegria que a gente vem aqui no Henrique Jorge entregar o 25º equipamento dessa natureza. Com ele, já entregamos metade das 50 unidades prometidas pelo nosso plano de governo. Aqui, são 180 crianças que têm acesso a berçário, sala de inovação, e, além da arquitetura e da engenharia fantástica, uma equipe que está preparada para receber muito bem essas crianças. Nossa cidade tem uma pedagogia de ponta, que estabelece o lado sensorial e motor, a cognição, e o contato das crianças com outras pessoas e materiais”, informou o prefeito.
A infraestrutura do CEI é composta de berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.
Como relatou a secretária Dalila Saldanha, um dos objetivos com a inauguração de novas unidades é a ampliação da atenção educacional básica, criando 10.000 novas vagas nas creches da capital.
“Esse é o nosso grande propósito. O compromisso do prefeito Sarto é a construção de 50 CEIs, o que corresponde a dez mil novas vagas nesta etapa tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças, que é a educação infantil, Além disso, nós temos a novidade da gestão, que é o berçário, a partir dos seis meses”, destacou a secretária.
Ana Sala Sales, mãe da Leandra, é natural de Manaus e mora em Fortaleza já há um ano. Como ela comentou, a estrutura do CEI é única no Brasil. “Eu vim de lá e nunca tinha visto uma escola pública como essa. É uma ótima estrutura, que conta com uma boa equipe de professores. A Leandra não quer sair daqui”.
Tainara Lopes, mãe da Maria Luiza, concordou. “A minha filha até briga para ficar na sala de aula. E eu amei a estrutura, além de passar uma segurança para a gente. Aqui elas também têm cinco refeições, o que auxilia muito”.
Com a entrega da unidade, a Prefeitura contabiliza 25 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto - nos bairros Passaré, Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso, Vila União, Jangurussu, Cais do Porto e Granja Portugal.
Fortaleza conta ainda com nove unidades de Educação Infantil em construção e outras 16 em licitação, elaboração de projetos e planejamento. Até o final de 2024, serão 50 novos CEIs incorporados ao parque escolar da Rede Municipal.
“Mais um CEI, 25º da gestão do prefeito Sarto, e todos eles com o padrão Fortaleza de qualidade de construção. São obras acessíveis, feitas para incluir todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Além deste, temos outros nove em construção, e tem outros que vão ser entregues ainda neste semestre”, informou o secretário municipal da infraestrutura (Seinf), Samuel Dias.
As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.