O prefeito José Sarto inaugurou, nesta sexta-feira (01/03), o novo prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Menino Maluquinho, no bairro Papicu. Esta é a 30º unidade de Educação Infantil da Rede Municipal com berçário entregue na gestão municipal. O equipamento atende do berçário ao Infantil 3, beneficiando crianças de 6 meses a 3 anos de idade.
Durante a entrega do equipamento, Sarto celebrou o marco de 30 creches entregues, e destacou a infraestrutura com berçário e sala de inovação, além do trabalho dos profissionais do CEI.
“Essa creche é o sonho da comunidade. A antiga foi completamente realocada e aqui nós construímos um novo equipamento que agora atende 104 crianças integralmente. O conceito arquitetônico é fantástico, a comunicação visual é linda, mas a dedicação dos profissionais é ainda mais fantástica. E eu fico muito feliz também por ser o 30ª CEI da nossa gestão. Até o fim do ano vamos chegar a 57, fazendo cada vez mais pela educação”, afirmou ele.
A titular da Educação, Dalila Saldanha, também destacou o impacto dos novos CEIs na educação infantil de Fortaleza como uma política que traz benefícios a curto e longo prazo para toda a cidade.
“A entrega dessas 30 creches representa um avanço muito importante nessa faixa etária que é crucial para o desenvolvimento do ser humano. Uma cidade melhora quando começa a estimular as crianças mais cedo, no desenvolvimento humano, cognitivo, motor e tantos outros aspectos. Isso representa uma contribuição para o desenvolvimento da cidade também”, pontuou.
A unidade, que já fazia parte do parque escolar da Rede Municipal, ganhou uma nova estrutura. Agora, o CEI conta com dois pavimentos em um espaço moderno e alinhado com as novas unidades de educação que estão sendo entregues pela Prefeitura. O prédio substitui um antigo, que foi desocupado devido às intervenções de mobilidade na área onde foi construído o túnel da avenida Alberto Sá. Para a construção, a Prefeitura investiu R$ 2.989.128,37.
Josilene Lima acompanhou todas as mudanças da unidade de perto. Seu filho Davi, de 3 anos, é aluno do CEI desde seu primeiro ano de vida e pôde ter um desenvolvimento pleno graças ao equipamento e ao trabalho dos profissionais, a quem a mãe agradece com muito carinho.
“Eu vejo a qualidade de vida que meu filho tem aqui. Ele entrou nesse CEI com um ano de idade e estou muito satisfeita, é melhor do que uma creche particular. Aqui ele aprendeu a comer sozinho com um ano, ele fala tudo, é super desenrolado. Já estou com saudades porque esse é o último ano dele aqui”, afirmou a mãe.
Além dos alunos veteranos, a creche também recebeu novos alunos com a inauguração. No berçário, a dona de casa Renata Cavalcante trouxe a filha Laura, de apenas sete meses, para seu primeiro dia no CEI. Para Renata, é também seu primeiro dia de uma nova rotina longe da filha por algumas horas. O momento típico de nervosismo e preocupação, especialmente para uma mãe de primeira viagem como ela, se tornou mais leve após sua primeira visita ao espaço.
“Minha família é do interior, a família do meu esposo trabalha e a gente teve que deixar ela no berçário porque eu preciso voltar a trabalhar. O coração fica apertado, mas estou achando incrível o local, fiquei mais tranquila depois de conhecer, estou confiante que vai dar certo”, contou.
Infraestrutura
Com uma área total de 490 m², a infraestrutura da nova unidade é composta de berçário, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços.
O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e Sala de Inovação e Tecnologias.
“O projeto desse CEI é especial, desenvolvido especialmente para aproveitar ao máximo o terreno. Antes eram três salas, nós conseguimos fazer sete, com dois andares, ampliando ainda mais o atendimento”, detalhou Samuel Dias, titular da Secretarica Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Assim como nos outros CEIs do Município, as crianças matriculadas receberão cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
Estiveram presentes na inauguração os vereadores e suplentes Pedro Matos, Dayane Costa, Paulo Pinho, Eliseu Carvalho e Audizio Oliveira, além dos secretários Rennys Frota, Teka Lenz e Fernanda Gabriela.