O prefeito José Sarto entregou, nesta terça-feira (18/06), a requalificação da Escola Municipal Prof. Luis Recamonde Capelo, localizada no bairro Bonsucesso. Com investimento total de mais de R$ 4 milhões, esta é a 37ª unidade de educação requalificada entregue na gestão. Inaugurado em 1992, o equipamento atende 523 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), incluíram serviços de recuperação da fachada, execução de novo piso industrial, pintura em geral, instalação de itens de acessibilidade, manutenção do sistema hidráulico, elétrico e de combate a incêndios, além da construção de uma quadra poliesportiva.
“Nossas requalificações escolares são completas, prevendo obras em todas as áreas. Nesta unidade, por exemplo, construímos uma quadra poliesportiva. É uma unidade com 32 anos de idade e, há 30 anos, ela não passava por uma reforma ou qualquer tipo de intervenção. Quem conheceu o antes e o depois sabe a transformação que fizemos na unidade”, celebrou Sarto.
O prefeito também comentou que, para além das reformas infraestruturais nos equipamentos da Rede Municipal de Ensino, a gestão também tem investido nos profissionais e na melhoria do ensino. “Temos investido também nos profissionais da educação, que são os responsáveis pela revolução do ensino em Fortaleza. Hoje somos a capital que tem os melhores índices do Brasil em vários indicadores, incluindo alfabetização na idade certa. Temos investido bastante na pauta da educação, então é uma felicidade entregar uma escola como essa”, completou.
Jefferson Maia, titular da SME, também comentou sobre a política de valorização da educação municipal. “Nós temos várias ações em andamento. Uma das mais importantes é a valorização do nosso professor. Nós temos muitos programas criados nessa gestão, como, por exemplo, Mestrado e Doutorado para Professores. Nós temos o Professores Sem Fronteiras, que é um intercâmbio cultural que valoriza e reconhece os professores que têm grandes trabalhos na rede. Além da qualidade e competência dos nossos professores, nós temos um programa, uma política educacional, uma proposta pedagógica estruturada, sustentável, sólida, e que é objeto de conhecimento de toda a rede. Não é à toa que nos últimos anos, Fortaleza vem se consolidando no cenário nacional como uma das capitais com melhor educação”.
Everton Gabriel, aluno do 9º ano, está pensando em entrar no Instituto Federal do Ceará (IFCE) para cursar o Ensino Médio ano que vem. Ele comentou que o novo laboratório de ciências e a nova biblioteca tiveram um impacto muito positivo nos seus estudos.
“Eu vejo que é uma grande graça e oportunidade não só para mim, mas para todos os meus colegas. Eu vejo que tudo muda, o físico, aquilo que é concreto é importante realmente para o nosso entendimento melhor das aulas. Por exemplo, no laboratório de ciências, muitos assuntos eu não entendia, como fósseis, e pude ver concretamente ali pelo laboratório o meu aprendizado crescer. Então é bem importante e fico muito feliz com essa reforma”, comemorou o estudante.
Erica Geizianny, do 6º ano, afirmou que a quadra virou um local favorito de sua turma. “Antes não tinha, era só o terreno. Então tá bem melhor, dá pra jogar futebol e vôlei. Tá todo mundo usando. E as aulas ficaram bem legais, com ar-condicionado. Tá bem melhor”.
Requalificações
Com esta unidade, a Prefeitura já entregou à população 37 unidades de educação totalmente requalificadas. Outras 53 reformas estão em execução, com o objetivo de possibilitar melhorias estruturais ao parque escolar, conferindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e funcionários.