Com o período de férias e festas de fim de ano chegando, a Prefeitura de Fortaleza reforça o trabalho de salvamento aquático e ciclopatrulhamento com a entrega de novos veículos para a Guarda Municipal. Ao todo, o prefeito José Sarto entregou, nesta terça-feira (12/12), três motos aquáticas (jet-skis), um quadriciclo e 50 bicicletas.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito salientou que os investimentos contribuem para a ampliação da capacidade de salvamento de vidas em Fortaleza. Até novembro de 2023, a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) já contabilizou um aumento de mais de 100 pessoas salvas quando comparado ao ano passado.
“Além dos jet-skis e das bicicletas, também estão sendo entregues binóculos, flutuadores e pranchas, que auxiliam no atendimento das equipes em casos de afogamentos múltiplos. Isso mostra capacidade e a qualidade de nossas operações. Ano passado, a Inspetoria de Salvamento Aquático salvou 132 pessoas Este ano, até o mês passado, já contabilizamos 248 pessoas salvas”, defendeu Sarto.
“É a primeira vez que Fortaleza vai contar com motos aquáticas para patrulhamento da costa. É importante, pois o veículo pode chegar cerca de dez vezes mais rápido ao local de atendimento quando comparado a um nadador experiente. Com certeza, esse investimento, junto aos outros equipamentos, vai resultar em mais vidas salvas na nossa cidade. Nós estamos prevenindo, equipando toda nossa Guarda Municipal, para resolver qualquer problema de afogamento ou de outra natureza que ocorra na praia”, complementou o prefeito sobre os equipamentos entregues.
A ISA recebeu os veículos aquáticos e o quadriciclo, que circulará pela areia. Todos os equipamentos serão usados na rotina diária de salvamento pelos 61 guarda-vidas que atuam ao longo da orla de Fortaleza, entre as praias da Barra do Ceará e Náutico. Os novos veículos irão beneficiar a cobertura de resgate de vítimas de afogamentos e o trabalho de orientação aos banhistas, tanto cearenses como turistas. As novas aquisições são considerados veículos versáteis e dinâmicos e que facilitarão o atendimento em casos de acidentes, afogamentos e resgates na água, bem como na mobilidade das equipes na faixa de areia e pelo calçadão das praias. De acordo com o secretário da Segurança Cidadã (Sesec), Cel. Holanda, “a equipe de salvamento aquático da Guarda Municipal passará a ter mais agilidade e sucesso nos salvamentos, assim como os nossos ciclopatrulheiros”.
Já a Inspetoria de Ciclopatrulhamento (Iciclo) receberá 50 bicicletas; outras 50 serão entregues no primeiro semestre de 2024, totalizando 100 unidades.
“Este investimento do prefeito Sarto soma pouco mais de R$ 1,5 milhão. Os equipamentos têm um impacto muito grande, mas também estamos cuidando da outra ponta, do guarda municipal. Eles recebem protetor solar e equipamentos de proteção individualizados. Isso demonstra nosso cuidado com os nossos principais bens, que são os servidores e a população de Fortaleza. Esse tipo de investimento é fundamental para a segurança da nossa orla e também é uma das razões por termos aplicado, em mais de 100, o número de pessoas salvas”, destacou Holanda.
Além dos novos veículos, já foram entregues outros materiais e equipamentos diversos como 20 binóculos, 34 flutuadores, 12 pranchões de resgate, 21 nadadeiras, 12 coletes salva-vidas e 300 protetores solares. Os investimentos superam R$ 1,5 milhão em todos os itens, incluindo os veículos.
Formação específica
Para estarem aptos a pilotar os veículos, os guarda-vidas da ISA receberam uma capacitação específica, de 40 horas-aulas, em novembro em curso ministrado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, com aulas práticas a bordo de embarcações e motos aquáticas. A formação atuou com conteúdos focados na legislação sobre tráfego aquaviário, manobras com embarcações, segurança na navegação e técnicas de sobrevivência e comunicação, além de noções sobre estabilidade, navegação, meteorologia e técnicas direcionadas para noções sobre motores propulsores, primeiros socorros e combate a incêndio em embarcações.
Os agentes da Iciclo também passaram por capacitação visando ao melhor desempenho profissional perante as rotinas de trabalho. Os treinamentos envolveram disciplinas de conceito de ciclopatrulhamento, fundamentação e regras de segurança, normas de segurança no trânsito, técnicas de defesa pessoal, segurança do ciclista e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros. Os servidores também passaram por estágio de treinamento em rondas ostensivas nas bicicletas.
“Com a entrega da Beira-Mar de Todos, nós reativamos nosso serviço de ciclopatrulhamento, que é um policiamento de proximidade, já que a bicicleta proporciona uma mobilidade muito boa, respeitando o espaço de pedestres, motos, carros e veículos mais pesados. Vendo esse impacto positivo, nós estamos ampliando essa modalidade, que também vai atender a Praia do Futuro, provendo segurança para moradores e turistas. Não só isso, iremos ampliar todas nossas equipes com a efetivação dos aprovados no último concurso”, celebrou o diretor-geral da Guarda Municipal, inspetor Marcílio Távora.
Balanço e atendimento
Os agentes da ISA atuam nas localidades da Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, com a média de três guarda-vidas por posto, todos os dias, das 8h às 17h.
De janeiro a novembro deste ano, a ISA resgatou mais de 248 pessoas. Em 2022, foram 132 vidas foram salvas, incluindo ocorrências com incidentes de menor gravidade e atendimento de primeiros socorros.
Sobre a Inspetoria de Ciclopatrulhamento (Iciclo), vale ressaltar que ela foi retomada na atual gestão, em maio do 2022, e atua na prevenção de crimes e delitos, por meio da realização de rondas e permanências em todo o calçadão da Praia de Iracema e Beira-Mar, todos os dias da semana, e na Praia do Futuro em regime de plantão de quinta-feira a domingo e feriados, sempre das 6 às 22 horas.
ISA, a mais antiga Inspetoria
A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) completa 55 anos de existência nesta terça-feira (12/12), configurando a mais antiga inspetoria especializada da Guarda Municipal. Sua atuação consiste em garantir a segurança dos banhistas na orla de Fortaleza com guarda-vidas devidamente equipados com flutuadores, nadadeiras, protetor solar e blusas com proteção UVA/UVB. A ISA recomenda à população e banhistas que sempre procurem seus agentes antes de entrar no mar para saber os melhores locais para um banho seguro e consciente.
Em janeiro deste ano, o prefeito José Sarto anunciou que no projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema incluirá a implantação de um novo posto guarda-vidas, localizado na comunidade no Poço da Draga, na Praia do Havaizinho, onde atualmente, existe uma equipe em regime de plantão, composta por três guardas, todas as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.