O prefeito José Sarto inaugurou, nesta sexta-feira (22/06), o Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo César Feitosa, localizado no bairro Cidade 2000. Esta é a 28ª nova unidade de Educação Infantil da gestão, sendo a quinta entregue neste ano. Em média, a gestão municipal inaugurou um CEI por mês. A nova unidade de Educação Infantil atenderá 184 crianças de seis meses a três anos, disponibilizando atendimento do berçário ao Infantil III.
“É uma alegria inaugurar este CEI na Cidade 2000, 28ª creche da nossa gestão e, como prometido, serão 50 até o final de 2024. Esses equipamentos são uma verdadeira revolução na educação de Fortaleza, fazendo essa criançada se desenvolver bastante já na primeira infância, investindo no amadurecimento cognitivo e permitindo com que elas tenham contato com brinquedos tradicionais e também com a modernidade nas nossas salas de inovação. Além disso, o mais tocante para mim, são as mães que dizem que aqui a criança é bem cuidada, acompanhada, educada e amada”, celebrou Sarto.
A infraestrutura do CEI é composta por berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.
As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
“Fortaleza tem uma política de educação infantil, tanto de qualidade quanto de expansão, reconhecida em todo o Brasil. Nós somos a capital que mais inaugurou CEIs nos últimos dois anos e esta é a 28ª unidade do prefeito Sarto, o que significa quase cinco mil novas vagas nas creches de Fortaleza. Todas essas unidades contam com duas grandes inovações, os berçários e as salas de tecnologias”, declarou Jefferson Maia, secretário adjunto da Educação (SME).
Ierecê Cunha, mãe da Maria Christina de um ano e meio, é moradora da Cidade 2000 há quase 12 anos e disse que o novo CEI é um diferencial para a comunidade e para a educação de sua filha. “É uma infraestrutura de excelente qualidade, muitas vezes a gente é muito desacreditado com o serviço público, mas vendo uma obra como essa é pra ficar maravilhado. Minha filha está adorando a creche e, quando eu vi o berçário, pensei: ‘isso é melhor do que muita escola particular’. Além disso, eu sei que aqui ela também vai ser bem cuidada, tendo a atenção de três professoras e cinco refeições, dando um alívio durante o período que estou no trabalho”, comemorou.
O novo equipamento teve investimento total no valor de R$ 5.845.066,89. A Prefeitura investiu ainda R$ 174.881,83 em equipamentos.
Participaram da cerimônia de inauguração os deputados estaduais Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho, além dos vereadores Kátia Rodrigues, Gláucia Gomes, Carlos Mesquita, Danilo Ribeiro, Eliseu Carvalho, Dummar Ribeiro, Consul do Povo, John Monteiro, Didi Mangueira, Gardel Rolim e Raimundo Filho. Também estiveram presentes os secretários Jefferson Maia, Samuel Dias, Esio Feitosa, cel. Holanda, Benigno Junior, Pedro França e Fábio Rubens.
Entregas realizadas e cronograma
Com a entrega da unidade, a Prefeitura contabiliza 28 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto - nos bairros Parque Dois Irmãos, Passaré, Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso, Vila União, dois no Jangurussu, Cais do Porto, Granja Portugal e Henrique Jorge.
Ao longo de 2022, o prefeito entregou à população 12 novos CEIs. Outros 11 foram inaugurados em 2021.
Fortaleza conta, ainda, com seis unidades de Educação Infantil em construção e outras 16 em licitação, elaboração de projetos e planejamento. Até o final de 2024, serão 50 novos CEIs incorporados ao parque escolar da Rede Municipal.
Sala de Inovação e Tecnologias
Todas os novos CEIs recebem a Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil, um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.
No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.