O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira (11/05), as obras de requalificação da Praça Francisco Rodrigues Sancho, no bairro Cocó. O espaço, localizado na poligonal das ruas Dr. Gilberto Studart, Dr. Ribamar Lobo, Dr. Francisco Matos e Bento Albuquerque, foi contemplado com diversas melhorias urbanísticas.
“Essa é uma praça que é interligada com mais duas outras, na verdade, formando um grande quadrilátero com uma paisagem exuberante. Com a reforma, nós agora temos aqui pista de skate, academia ao ar livre, e pista de cooper. Esses equipamentos se somam ao histórico de convivência familiar que temos nesse local”, destacou o prefeito José Sarto.
Sarto também defendeu a relevância de recuperar as praças de Fortaleza, importantes pontos verdes da cidade. “O mundo todo elenca a sustentabilidade como prioridade número um. Nós temos diversificado toda uma política de sustentabilidade para ensinar essa garotada a cuidar desses espaços, por exemplo, ensinar a como lidar com os produtos que são descartáveis, que têm vida longa no solo. Eu fico muito feliz de entregar um equipamento como esse”, concluiu.
As intervenções realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) contemplaram a pista de cooper, com a substituição do antigo pavimento por piso intertravado; a reforma do espaço multiuso, com a ampliação da área, novos bancos; e a troca do piso existente por cerâmica antiderrapante.
Para proporcionar mais opções de lazer para a comunidade que frequenta a praça, a gestão municipal realizou a reforma e ampliação da pista de skate, além da manutenção dos equipamentos da academia ao livre e do quiosque da leitura. O campinho de areia também recebeu manutenção com a troca do alambrado e reparo na mureta.
As melhorias não se restringiram somente ao equipamento, mas também ao entorno da praça, que recebeu serviços de limpeza, pintura do meio-fio e poda de árvores. A Praça Francisco Rodrigues Sancho teve a iluminação totalmente revitalizada, com instalação de postes novos e substituição daqueles afetados pelo tempo.
“A gente praticamente fez aqui uma praça nova. Além de requalificar essa pista de skate e deixar ela completamente moderna, bonita e extremamente atrativa, nós recuperamos aqui toda a infraestrutura que existia nessa praça”, comentou o secretário da Seger, Ferrúcio Feitosa.
Ao todo, 20 postes receberam pintura e 13 luminárias foram renovadas. O espaço, que já tinha 12 projetores, os quais foram substituídos por novos, também ganhou mais quatro desses equipamentos. As intervenções de iluminação foram executadas pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Na Praça Francisco Rodrigues Sancho também foi instalado o 15º quiosque Leitura na Praça e mais uma unidade do Pé de Infância. “Toda a criança tem curiosidade, isso é um dom, e nossa função é cuidar e despertar essas capacidades. A garota, nesses tempos tecnológicos, acaba até sabendo mais que a gente, mas espaços como esse são importantes para elas se socializarem, conhecer os materiais e aprender ainda mais”, comentou o presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Raimundo Matos.
Requalificação de praças e areninhas
Somente em 2023, a gestão municipal entregou outras sete praças revitalizadas e quatro areninhas renovadas. Já foram entregues a Areninha Campo do Canto do Rio, Areninha Pirambu, Areninha do Rodolfo Teófilo e Areninha Jardim Castelão, e as praças das Mangueiras, no Jangurussu; da Esperança, no José Walter; Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira; do Conde, no bairro Bonsucesso; Leirice Porto, no bairro Paupina; Praça Maria Luci da Costa, no bairro Bom Futuro, e Praça Luiza Fortunato de Sousa, no bairro Sapiranga.
Os equipamentos receberam intervenções solicitadas pelos moradores, como academia ao livre, parquinho infantil e mesas de jogos, além de melhorias urbanísticas, entre outras mudanças.
Pacote de reforma de praças públicas
O investimento total do pacote de reformas é de mais de R$ 50 milhões, que serão utilizados até 2024 na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). A seleção das praças partiu de solicitações da população que chegaram pelas 12 Regionais de Fortaleza.