O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge.
De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de dengue. Vamos limpar esse lixão, nivelar e começar a fazer a infraestrutura do projeto que foi debatido com lideranças do bairro. Eu fui morador desse bairro e conheço muito bem a realidade. Trabalhei aqui como médico e o projeto contempla uma urbanização e a revitalização desse local”, afirmou.
Além das ações de limpeza, o prefeito anunciou um projeto de urbanização para a área e reforçou que já possui recursos e empresa licitada. “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada. Enquanto fiscalizava as ações, conversei com os moradores do bairro, que estão ansiosos pelo início das obras. Pois vou resolver o problema. A população não pode mais esperar uma autorização do Metrofor que nunca chega. Nossa gente não pode mais sofrer com isso.”, detalhou.
As intervenções no local preveem uma série de melhorias de urbanização e requalificação do terreno, bem como a construção de uma praça arborizada e dotada de equipamentos de esporte e lazer, como Areninha, quadra de areia, skate park, além de playgrounds e academias ao ar livre. No entorno, serão construídos, ainda, um Ecoponto, um cachorródromo e novos passeios com piso intertravado para permitir uma melhor caminhabilidade.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o objetivo da gestão é resolver a situação que compromete a saúde dos moradores da região e urbanizar a área. “A gente não pode deixar a população do Álvaro Weyne esperando, vivendo aqui essa situação de insalubridade, esperando a boa vontade de que um projeto seja concebido. A Prefeitura de Fortaleza já tem um projeto pronto, que já tentou iniciar e foi barrada, literalmente barrada, pela polícia do metroviário e não deixou a Prefeitura fazer a obra. Como disse o prefeito, é uma situação que não se sustenta. A nossa intenção, como anunciou o Sarto, é de fato resolver essa situação de risco”, declarou.
O secretário ainda comparou o projeto com a urbanização do Parque Raquel de Queiroz e enfatizou o bom trabalho da gestão. “Não adianta mais a gente estar fazendo limpeza paliativa como sempre é feito. A situação não se resolve. O que resolve é o grande programa de urbanização que foi desenvolvido pelo prefeito Sarto e que já foi aplicado com sucesso no Parque Rachel de Queiroz, que é um exemplo dessa mesma metodologia que vai ser aplicada aqui”, finalizou.
O projeto inclui, também, a construção de um letreiro com o nome do bairro e a instalação de uma cerca de proteção para a linha do metrô que circula pela região, levando mais segurança aos pedestres que passam pelo local. Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses.
Entrada Bom Jardim
A Prefeitura de Fortaleza deu início em agosto de 2023 às obras de urbanização da entrada do Bom Jardim. As intervenções já estão com 35% dos serviços realizados e devem ser concluídas em agosto deste ano.
O projeto prevê a construção de uma ampla praça que será construída em um terreno localizado na Av. Oscar Araripe, na esquina com a Av. Gen. Osório de Paiva. O equipamento contará com piso intertravado, iluminação em LED, paisagismo, mobiliários urbanos (bancos, mesas de jogos, jardineiras e lixeiras), bem como equipamentos de esporte e lazer (playground, futmesa e bicicletário), proporcionando um amplo espaço para encontros e diversão.
Na entrada do bairro será instalado, ainda, um pórtico com letreiro e projeto paisagístico. As obras contam com investimento de R$ 3,8 milhões e vão permitir a integração da avenida Oscar Araripe com o projeto Meu Bairro Empreendedor do Bom Jardim, entregue em 2019.