A gestão do prefeito José Sarto alcançou a marca de dez novos postos de saúde entregues, nesta sexta-feira (28/06), com a inauguração da unidade Pedro Uchoa, no bairro Presidente Vargas. Outros oito postos seguem em obras de construção, totalizando 18 novas unidades básicas entregues à população de Fortaleza até o fim do ano. A comunidade do Presidente Vargas também recebeu as obras de urbanização do Proinfra, envolvendo 49 ruas, e uma nova Areninha.
"Hoje estamos entregando um grande conjunto de melhorias para o bairro Presidente Vargas. Um novo posto de saúde, que vai atender aproximadamente 15 mil pessoas, trazendo mais saúde para a comunidade. Pelo Proinfra, nós fizemos a urbanização de 49 ruas, com pavimentação, saneamento e drenagem. Fizemos aqui também uma grande Areninha, e, ao lado dela, uma praça com espaço para convivência, academia ao ar livre e parquinho infantil. É uma verdadeira revolução de infraestrutura, de acesso à saúde, ao esporte e ao lazer para a comunidade do Presidente Vargas", afirmou o prefeito José Sarto.
O investimento total da gestão municipal foi de aproximadamente R$ 82 milhões.
A dona de casa Helena de Brito precisava se deslocar por mais de meia hora até o bairro Acarapé, para se consultar e ter acesso a saúde. Agora, tem um posto de saúde pertinho de casa. "Faz muita diferença. Foi uma benção, esse posto aqui pra gente," celebra.
Além do novo posto de saúde e da nova areninha a aproximadamente três quarteirões de casa, o produtor musical João Wayne também celebra a urbanização da própria rua e de outras no entorno. "É importante, porque antes a gente tinha que se localizar lá no Aracapé aí a gente como não tem carro, de moto é perigoso. E o posto estando aqui próximo, menos de cinco minutos a pé, ficou bastante viável, facilitou a vida da gente. Também esperamos a pavimentação o saneamento chegar na nossa rua, e deu tudo certo," observa.
Saúde
O novo posto Pedro Uchoa vai beneficiar mais de 15 mil pessoas do bairro e entorno. A entrega faz parte do pacote de investimentos na saúde do Município, que passa a contar com 126 postos de saúde em toda a Cidade. Além do equipamento, a gestão já inaugurou outros nove equipamentos do tipo, nos bairros Planalto Ayrton Senna, Siqueira, Carlito Pamplona, José Walter (Cidade Jardim 1), Edson Queiroz, Messejana e Floresta (Lagoa do Urubu), Curió e Parangaba.
De acordo com o secretário executivo da Saúde, Júlio Ramon, o novo posto é mais um importante passo na melhoria da saúde pública de Fortaleza. "É uma região extremamente vulnerável, e esse novo posto é um marco muito importante para a cidade, principalmente para esse local. Quinze mil pessoas que estavam sendo atendidas de forma diversas agora vão ter um posto específico onde receber atendimento. Com atendimento odontológico, farmácia, curativo, atendimento ginecológico, uma gama de serviços que vai ajudar essa população no seu dia a dia," ressaltou.
Com investimento de R$ 1,4 milhão e obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o equipamento possui área de 385 m², composto por três consultórios gerais, salas de prevenção ginecológica, odontologia, procedimentos, observação, classificação de risco, vacinas, curativos e coleta, além de áreas para coordenação, educação em saúde e banheiros com acessibilidade.
Ao todo, a unidade de saúde contará com atuação de 24 profissionais, e os usuários serão atendidos por três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e duas equipes de Saúde Bucal (ESB). Três Agentes Comunitários de Saúde (ACS) farão a cobertura da área. Entre os serviços ofertados estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, entrega de medicamentos, prevenção ginecológica, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, pequenos curativos e procedimentos.
Homenagem
Pedro Uchoa, filho de agricultor e natural da cidade de Pacoti (CE), foi criado entre os municípios de Palmácia e Redenção, locais nos quais cresceu e iniciou suas lutas sociais. Foi secretário e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Redenção. Na Capital, Pedro Uchoa residiu no bairro Presidente Vargas, onde idealizou e participou ativamente do Projeto de Ação Comunitária, objetivando melhorias para a comunidade em áreas como moradia, transporte e infraestrutura. Toda essa dedicação foi dividida com sua família, que perpetua até hoje o seu legado de luta, bondade e perseverança.
Proinfra
A Prefeitura de Fortaleza também entregou, nesta sexta-feira (28/06), obras de urbanização no local. Após as intervenções, as vias passaram a contar com sistema de drenagem, pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis e rede coletora de esgoto. Além disso, as obras incluíram a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Canindezinho, que permitirá o recebimento do esgoto coletado pelas redes nos bairros adjacentes, promovendo também o tratamento adequado da água. O sistema, construído pela Prefeitura de Fortaleza, já foi entregue para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para que a mesma providencie as ligações da rede.
O titular da Secretaria da Infraestrutura Samuel Dias destacou o impacto que as intervenções realizadas na região para a comunidade. "É uma transformação da vida dessas pessoas. Aqui é um bairro bastante vulnerável, em que as ruas não tinham a menor infraestrutura. Todas as ruas aqui no bairro eram de lama e de terra. Além da pavimentação, do saneamento, foi feito o esgotamento sanitário e a drenagem, porque era uma área que alagava bastante. Então todas as ruas agora têm infraestrutura adequada para a moradia das pessoas. Além disso, fizemos uma areninha e, ao lado, um novo posto de saúde para as pessoas daqui, que antes tinham que se deslocar até outro bairro, para ter acesso a saúde, ao esporte e ao lazer," pontuou o secretário.
Esta é a 15ª localidade beneficiada pelo Proinfra. A gestão municipal já beneficiou, até o momento, a Comunidade Alto Alegre (São Bento), Comunidade 7 de Setembro (Siqueira), Planalto Vitória (Canindezinho), Renascer (Siqueira), Nova Portuguesa (Jangurussu), Pedras, Ancuri, Jagatá, São Miguel (Curió), Aracapé, Barroso, Vila Cazumba (Cidade dos Funcionários), Santa Fé (Ancuri), Comunidade Marrocos (Siqueira) e agora Presidente Vargas.
Nova Areninha
Outro destaque das intervenções foi a construção de uma Areninha, construída num antigo terreno baldio do bairro. O novo equipamento possui mais de 10 mil metros quadrados de área, incluindo grama sintética, vestiário e urbanização do entorno que recebeu piso intertravado, mobiliários urbanos, playground, academia ao ar livre e futmesa. No local foi feito, ainda, projeto paisagístico com o plantio de 70 árvores, além de nova iluminação.
Esta foi a 42º Areninha entregue pelo prefeito Sarto, elevando o total para 123 Areninhas e Mini Areninhas distribuídas pela cidade.
Participaram do evento os secretários Júlio Ramon, Samuel Dias, Alanderson Mangueira, Elpídio Moreira, Raimundo Matos, Ticiana Pinheiro, Beto Almeida, Ubiratan Teixeira e Alexandre Oliveira, os vereadores Professor Enilson, Ana Aracapé, Raimundo Filho, Elpídio Nogueira, Marcelo Lemos, Audizio Oliveira, Aguiar Toba, Davi Uchoa, Alex do Povão, Nega do Henrique Jorge e Celia do Martins Nogueira, além dos deputados estaduais Antônio Henrique, Lucinildo Frota e Claudio Pinho.