O prefeito José Sarto entregou, neste sábado (11/11), a nova Escola Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral Alcir Roosevelt Leadebal, em Messejana. A iniciativa busca promover o acesso de estudantes a práticas esportivas, além de fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática no contraturno escolar. Esta é a quinta unidade da modalidade inaugurada desde 2021 e a segunda no bairro Messejana.
“Além dessa, temos mais 21 Escolas Areninhas sendo construídas e temos o compromisso de entregar 50 para melhorar ainda mais nossa educação, junto com o incentivo ao esporte. Quando eu era criança, eu jogava em uma quadra sem coberta e cheia de buracos. E hoje temos essas estruturas completas para os jovens. É uma felicidade muito grande trazer mais um equipamento como esse para a periferia da cidade”, detalhou o prefeito Sarto.
A estrutura do novo equipamento contou com o investimento de R$ 1.079.878,40, somados aos R$ 96.071,60 de mobiliário. No local, além do turno e as disciplinas na escola, a Prefeitura oferecerá aulas de futebol de campo (6h/a), fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa (3h/a) e matemática (4h/a) e formação para cidadania (2h/a).
As aulas no espaço acontecem em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), conforme explica a titular da Educação, Dalila Saldanha: “A UECE desenhou, concebeu todo o projeto conosco, os profissionais que estão aqui com os nossos estudantes já são os estudantes da licenciatura. Tudo isso para que a gente possa mais cedo fazer essa formação dos professores nesse contato prático. É uma iniciativa de referência no país, que traz um diferencial enorme para a educação de Fortaleza”, explica.
A prática esportiva acontecerá na estrutura disponível da Areninha. Já as atividades referentes aos componentes curriculares serão realizadas nos espaços modulares, salas de aula, sala dos professores, coordenação, almoxarifado, refeitório, depósito de material de limpeza, despensa, copa e banheiros, totalizando uma área de 375m².
Os alunos beneficiados com o projeto receberão almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico. A ação é voltada para estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais no entorno da Escola Areninha. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30.
Camily Nunes é aluna do oitavo ano da Escola Municipal Demócrito Rocha e, com o novo espaço, vai poder desenvolver ainda mais suas habilidades e conquistar o seu sonho de fazer medicina. “Agora eu pretendo vir de manhã, estudar bastante aqui na areninha, também praticar esportes, principalmente vôlei, e à tarde estudar ainda mais na escola”, conta ela.
Atualmente, Fortaleza conta com unidades da modalidade localizadas na Messejana, Pirambu, Granja Portugal, Jardim das Oliveiras, Sítio São João, Jangurussu e Barra do Ceará.
Estiveram presentes no evento os vereadores e suplentes Renan Colares, José Freire, Heitor Holanda, Aldízio Oliveira, Dummar Ribeiro, Dayane Costa, Diego Câmara e Roberto Rios.
Fortalecimento da aprendizagem
O Programa Aprender Mais contempla as estratégias realizadas no contraturno escolar, voltadas à melhoria da qualidade do ensino da Rede Municipal, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.
As atividades suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga horária dos alunos em 15 horas semanais no contraturno escolar.
Obras na Grande Messejana
Além da Escola Areninha, Fortaleza possui diversos equipamentos entregues e obras em andamento na região da Messejana. De acordo com o prefeito Sarto, as intervenções trazem um grande impacto para a vida da população da região.
“Aqui no bairro temos o Frotinha de Messejana e o novo Gonzaguinha de Messejana, que está com 41% de obra executada. Nós temos a Lagoa de Messejana que vai tornar essa área da cidade a coisa mais fantástica que nós temos. Além disso temos escolas de tempo integral, creches, a feirinha da Messejana que já entregamos e muito mais. São obras impactantes, nós vamos dar ainda mais qualidade de vida a essa população”, afirmou.
Na saúde, além dos dois hospitais, dois postos estão sendo reformados (Anisio Teixeira e Lúcia de Sousa) e outro está sendo construído. Em relação à educação, duas escolas estão sendo reformadas (Josefa Barros e Raimunda Felix), além da construção de outras duas Escolas Areninha e reconstrução de duas quadras. Na área de lazer, duas areninhas já foram concluídas.
A urbanização, economia e ordenamento da área também conta com ações municipais. O Centro de Referência do Empreendedor, a Urbanização da Lagoa de Messejana e a implantação do Meu Bairro Empreendedor estão em execução. Já o ordenamento dos ambulantes da Praça do Mercado da Messejana e a instalação dos bosques e quiosques no local já foram entregues.
Endereços públicos do bairro também estão sendo reformados, a exemplo do cemitério público (em andamento) e do chafariz da Rua José Rodrigues (concluído). O bairro também deverá receber um dos 30 microparques urbanos previstos para entrega até o fim do próximo ano.
Além das obras, Messejana é um dos bairros que serão contemplados com entrega do papel da casa através do Reurbfor, beneficiando milhares de famílias.