O prefeito José Sarto inaugurou, neste sábado (10/12), a Escola Municipal Rosa da Fonseca, no Residencial Luiz Gonzaga, localizado no bairro Jangurussu. A nova unidade tem como foco o atendimento aos alunos que moram no habitacional. No último setembro, também foi inaugurado o Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ferreira Mesquita no Residencial Luiz Gonzaga.
Durante o ato de entrega do novo equipamento, Sarto destacou os avanços que a capital cearense tem realizado na área da educação em sua gestão, ressaltando a inauguração de novas unidades escolares.
“Aqui nesta escola já são 600 alunos inscritos, e ela possui a mesma arquitetura e engenharia das Escolas de Tempo Integral (ETIs), contando com laboratórios de robótica, informática e matemática; auditório e Sala de Inovação. Ela se soma as outras quatro ETIs que já entregamos, aos 23 CEIs inaugurados, e ao pacote de revitalização do parque escolar, que atenderá 200 unidades até 2024”, informou Sarto.
A nova escola da Rede Municipal de Ensino, que iniciará o atendimento no início do ano letivo 2023, ofertará turmas do Infantil IV ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. Até o momento, 599 alunos já estão matriculados na unidade. Os pais ou responsáveis interessados ainda podem efetuar matrícula.
Similar à estrutura das ETIs do Município, a escola conta com salas de aulas, laboratórios, biblioteca, Sala de Inovação Educacional, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.
A expansão do parque escolar de Fortaleza, relatada pelo prefeito José Sarto, contou com investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em cinco escolas e dez CEIs. Marcelo Lopes, presidente do órgão, participou do ato de inauguração da nova unidade e elogiou a estrutura dos novos equipamentos de ensino de Fortaleza.
“Ando o Brasil inteiro e o projeto dessas unidades de Fortaleza realmente me surpreendeu, principalmente pelo seu layout. A amplitude dessas unidades me chamou muito à atenção. São salas amplas, ventiladas e claras, um diferencial para quem convive diariamente com projetos de arquitetura. São boas estruturas e que podem funcionar em qualquer região ou clima do país”, relatou Marcelo Lopes,
“A estrutura física das escolas precisa refletir os valores do projeto pedagógico, e temos engenheiros e arquitetos na Prefeitura de Fortaleza muito sensíveis a essa questão. Nosso projeto visa fortalecer o desenvolvimento físico e mental dos nossos estudantes. Aqui nós ensinamos, desenvolvemos arte, esporte, tecnologia e ciência, com salas de aula projetadas pensando na interação entre estudante e professor”, informou Dalila Saldanha, titular da Educação municipal (SME),
Para a construção da Escola Municipal Rosa da Fonseca, foram investidos R$ 8.566.720,54, recursos provenientes exclusivamente do Município. Para equipar a nova unidade, a Prefeitura investiu R$ 683.377,67.
O nome da nova unidade escolar homenageia a professora municipal, ex-vereadora e ex-presa política fortalezense Rosa da Fonseca. Figura tradicional da política da capital cearense, Rosa faleceu no início de 2022, aos 73 anos, em decorrência de um câncer de ovário.
Além das unidades inauguradas no Residencial Luiz Gonzaga, a região do Jangurussu ainda recebeu, no último mês de setembro, a Escola Municipal Professor Asthon Guilherme da Silva, no Residencial José Euclides.
Atualmente Fortaleza, além dos Centros de Educação Infantil (CEI) e das Escolas de Tempo Integral (ETI), conta com sete escolas municipais em construção.