O prefeito José Sarto inaugurou, nesta sexta-feira (10/05), o Complexo Esportivo Bom Jardim, com a participação de moradores do bairro, que terão acesso a um amplo espaço de lazer e esporte totalmente transformado. As obras tiveram o investimento de R$ 7,8 milhões para a promoção de melhorias urbanísticas executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
"Nós estamos aqui não apenas inaugurando a nova Areninha do Bom Jardim, mas todo um complexo esportivo. Essa obra, que gira em torno de quase R$ 8 milhões, nós fizemos a manutenção no campo do estádio e do alambrado, requalificamos o entorno e ampliamos os postes, que agora contarão com iluminação de luz branca. Nós sabemos que aqui tem uma tradição de prática esportiva, e viemos incrementar com equipamentos novos, além de garantir a ocupação da população com novos mobiliários urbanos. Vem pra cá o casal, a família e a garotada pra jogar futebol. Todos são bem-vindos e fazem parte dessa grande família do Bom Jardim", declarou Sarto.
O prefeito ainda destacou o impacto do novo polo para a população do Grande Bom Jardim. “Nós vamos dar oportunidades para os jovens se encontrarem no esporte. E é esse o meu compromisso com esse equipamento aqui. Descobrir muitos talentos que estão por aí, que às vezes são esquecidos ou que não tem uma oportunidade, mas que na primeira que vem se agarram à ela e não deixam escapar", finalizou.
De acordo com Ticiana Pinheiro, titular da secretaria de Esporte e Lazer, todos os programas da pasta serão ofertados no novo polo esportivo. "Estamos muito honrados de inaugurar esse presente do prefeito Sarto. Esse complexo é maravilhoso e estamos super empolgados, porque diferente das outras Areninhas, temos um diferencial que é a sala de artes marciais. Além das lutas, vamos ofertar o projeto Atleta Cidadão e, fora do complexo, nossos projetos de caminhada orientada também farão parte da programação. Ou seja, nós vamos nos empenhar para realizar todos os projetos sociais aqui nesse grande polo esportivo", destacou a secretária.
Com a conclusão dos serviços, o antigo Estádio Bom Jardim foi transformado em um polo esportivo, com urbanização completa e instalação de equipamentos de esporte e lazer em todo o seu entorno. As intervenções foram responsáveis pela substituição da grama por gramado sintético no campo do estádio, construção de vestiário, novas arquibancadas, alambrados e nova iluminação. Ao lado do equipamento foi construída também uma Areninha e uma área de aterro para treinamento e funcional dos jogadores.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o complexo era uma demanda muito aguardada pela comunidade do Grande Bom Jardim. "Aqui tinha um estádio, era uma herança antiga do bairro que transformamos em uma Areninha. O estádio, para o bairro, era, em termos urbanísticos, um grande muro e que deixava o entorno deprimido. Com essa reforma, o muro foi derrubado e descortinou-se uma grande área de lazer para toda a comunidade do Bom Jardim. Tenho certeza que esse vai ser um ponto de referência para o esporte e encontro de pessoas", afirmou.
As obras também contemplaram a construção de um amplo calçadão para caminhadas, instalação de playground e academia ao ar livre, proporcionando atividades físicas e de lazer para todas as idades.
No terreno onde funciona o Estádio foi construída uma grande área de praça com piso intertravado, gramado, paisagismo com o plantio de mais de 50 árvores, instalação de mobiliários urbanos como bancos, mesas de jogos, lixeiras e futmesas, tornando um espaço para convivência dos jovens da comunidade do Bom Jardim e Granja Lisboa.
Para Ana Paula, moradora do bairro há 15 anos, o novo espaço de lazer é bem-vindo e mudou totalmente o rosto da comunidade. Antes, o muro e a falta de iluminação afastavam a população do local. "Ficou mais bonito, principalmente com a iluminação. Antes, todo mundo tinha medo de andar por aqui e agora está bem melhor. Meu filho agora pode jogar bola até tarde em um campo de futebol maravilhoso", contou.
Artes marciais e Museu do Esporte
O projeto também contempla a construção de uma nova edificação que atenderá os atletas do Projeto Atleta Cidadão Lutas e de uma escolinha comunitária de artes marciais, que funcionava de forma improvisada antes da reforma. Além das novas salas com tatame, o prédio possui também vestiários e infraestrutura adequada para a prática do esporte.
No espaço também funcionará o Museu do Esporte, um espaço exclusivo para contar a história do espaço que, em seus tempos áureos, chegou a receber partidas importantes como jogos oficiais da Federação Cearense de Futebol (FCF), pela 3ª divisão do Campeonato Cearense e pelas categorias de base, além de treinos da categoria de base do Ceará Sporting Club.
Sobre o estádio
Antes da fundação, em 1994, pelo então prefeito Juraci Magalhães, o campo era de barro e piçarra. Em 2008, com a criação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), o equipamento passou a ter a sua agenda de uso gerenciada pela Pasta, juntamente com outros estádios municipais tradicionais da cidade de Fortaleza, como o estádio Presidente Vargas. Em 2011, o estádio passou por uma reforma e ganhou dois lances de arquibancadas, dois vestiários, salas de apoio e novos alambrados.
Em sua rotina de uso, ocorrem atividades diárias, com crianças, jovens, adultos, idosos e líderes comunitários. A comunidade local vem sendo atendida por meio de projetos sociais do bairro, entre eles, o Projeto Brasilzinho, o Projeto Novo Cearazinho, o Projeto da Igreja Missionária, além dos rachas. Também são realizados, desde 2017, sob a coordenação da Polícia Militar do Ceará, o Projeto Lutando pela Paz, com judô e karatê, e o Projeto Craque da Paz, com futebol. Eles oferecem aulas para 60 alunos, cada, entre 6 e 19 anos de idade, exercendo um papel social importante junto às crianças e adolescentes do bairro.
Participaram da inauguração os secretários Alexandre Oliveira, Ubiratan Teixeira e Beto Almeida, além dos vereadores Prof. Enilson, Didi Maravilha, Marcelos Lemos, Didi Mangueira, Ana Aracapé, Heitor Holanda, Fábio Rubens, Emanuel Acrizio, Elpídio Nogueira e Luciano Girão.