O prefeito Sarto participou, nesta terça-feira (30/05) de um encontro com o ecossistema de inovação da cidade para apresentar a proposta da Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (InovaFor) no Ninna Hub. A iniciativa, realizada por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), buscou ouvir sugestões do setor produtivo antes de enviar o projeto de lei para a análise da Câmara Municipal.
Na ocasião, o prefeito destacou a importância do estímulo à inovação tecnológica nas cidades, uma ação que já é prioridade para a Prefeitura. “Hoje temos esse momento de reunir o segmento para discutir inovação, criatividade, e soluções para desafios do poder público. Fortaleza já tem toda uma cultura de inovação muito boa, mas estamos buscando estimular ainda mais a busca de soluções para problemas historicamente pouco resolvidos”, comenta.
De acordo com o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, o InovaFor tem como foco solucionar os problemas da cidade através da inovação, criar mais emprego e renda e atrair investimentos. Ele explica que a nova política pretende incentivar novos negócios e o desenvolvimento socioeconômico da cidade, além de promover a contratação de soluções inovadoras pela Prefeitura; a criação de um ambiente regulatório experimental, chamado Sandbox; e o fomento à pesquisa em inovação.
"O InovaFor contém vários dispositivos mas é importante realçar dois deles. O primeiro é o Sandbox, estratégia usada por algumas cidades do Brasil e do mundo, que é uma área de experimentação tecnológica e de inovação que facilita que as empresas testem suas tecnologias e inovações no ambiente real do espaço urbano, contando com amparo legal e com o apoio da Prefeitura. O segundo é um dos mais importantes dispositivos do InovaFor, que é o instrumento de contratação de soluções inovadoras para a resolução de desafios crônicos da cidade”, explica.
A iniciativa é amparada pela nova lei federal de startups e deve implementar um ciclo anual de inovação aberta para a resolução de problemas da cidade a partir das ideias que surgirem da comunidade de inovação, que envolve startups e inovadores, em parceria também com universidades.
Para Humberto Lima, diretor executivo do Ninna Hub, que sediou o evento, a política de inovação também abre espaço para que moradores de Fortaleza com boas ideias possam empreender e colocá-las em prática.
“Tínhamos pessoas com boas ideias mas sem acesso e que acabavam empreendendo lá fora, abandonando a cidade. Agora nós damos apoio técnico e consultoria. Essa parceria é muito importante pra população para abrir espaço para pessoas que têm boas ideias. E eleva a tecnologia nos serviços públicos”, afirma.
Após o encontro e finalização do projeto, ele será enviado para aprovação na Câmara Municipal. Logo após a aprovação, será aberto o primeiro ciclo de contratação das soluções inovadoras.
Estiveram presentes no encontro os vereadores Nêga do Henrique Jorge, Moura Taxista e Wellington Saboia. Os secretários Rodrigo Nogueira, Davi Gomes, Ubiratan Teixeira, Teka Lenz, Fabio Rubens, Isaac Andrade e Antônio Ferreira também participaram do encontro.
Inovação em Fortaleza
A Prefeitura tem iniciativas como a criação do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) em 2021, participação na capacitação em inovação do Innovation Training (Bloomberg Centro de Inovação Pública / Universidade Johns Hopkins), realização de eventos como o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades e o Café Labifor; e parceria com a startup Solos para a operação do projeto Re-ciclo, que faz coleta seletiva porta a porta com catadores credenciados que usam triciclos elétricos.
A cidade também conta com legislações como a Lei Complementar de Redefinição dos Incentivo aos Arranjos Produtivos e aos Programas do Polo Tecnológico e Criativo (Lei nº 0205/2015), Lei Complementar de Alteração da Lei de Incentivos Fiscais para Requalificação da Praia de Iracema (Lei nº 0337/2022) e Lei de Incentivo Fiscal ao Setor de Tecnologia da Informação (Lei nº 0340/2022).