O prefeito de Fortaleza, José Sarto, deu início, nesta terça-feira (02/05), a mais uma edição dos Jogos Escolares - Etapa Fortaleza. A abertura do evento, que ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate, contou com a participação de escolas municipais, estaduais e federais, além de escolas particulares.
O evento faz parte da primeira etapa, que antecede as fases estaduais e nacional, e conta com a participação de 228 escolas, com cerca de 3 mil estudantes inscritos. “O prêmio maior é a integração, é aprender a jogar em equipe mesmo que o esporte seja individual. É um momento riquíssimo e muito aguardado pelos estudantes, porque não existe ferramenta maior de integração social que o esporte”, afirma Sarto.
A etapa municipal acontece ao longo deste mês e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes da capital. É o que explica Jefferson Maia, secretário adjunto da Educação. “As crianças e adolescentes se preparam o ano inteiro para esse momento. Os professores de educação física das escolas realizam os treinamentos, organizam os materiais e aguardam com ansiedade esse evento”, diz.
As competições, realizadas por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), buscam promover a ampla mobilização do segmento escolar tendo o esporte como ferramenta de inclusão social. É o caso de Samuel Modesto, de 14 anos. O estudante tem apenas 1,47m de altura e chegou a ser alvo de brincadeiras dos colegas ao ingressar no basquete. Ele, no entanto, diz não se importar, já que o esporte traz diversos benefícios a ele.
“O professor faz os treinos de basquete para mobilizar a turma, e ele vai treinando e brincando para a gente não se sentir pressionado. Ano passado foi muito bom porque nós levamos medalha de bronze e eu também pude fazer muitas amizades. Espero que esse ano seja melhor ainda”, conta.
A abertura contou com apresentação de ginástica artística, execução do hino nacional e foi acesa a tocha dos jogos. Os atletas também fizeram um juramento, conduzido por Miguel Arthur. O estudante de 13 anos, da Escola Municipal Francisco Andrade Teófilo Girão, no Passaré, compete pela primeira vez nos jogos, na modalidade de atletismo. “Meu sentimento agora é de nervosismo, mas me sinto muito privilegiado e feliz por estar aqui nesse momento. Eu costumo correr na praça perto da minha casa e agora tenho a oportunidade de competir aqui. Espero me sair bem e dar meu melhor para levar esse título para minha escola”, conta ele.
O evento contou com a participação dos vereadores Wander Alencar, Pedro Matos e Heitor Holanda.
Categorias e modalidades
- Categoria de 12 a 14 anos – modalidades individuais: atletismo, natação, badminton, taekwondo, karatê, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol.
- Categoria de 15 a 17 anos – modalidades individuais: atletismo, natação, badminton, taekwondo, judô, tênis de mesa e vôlei de praia. Modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol.
Premiação
Serão premiadas com troféus as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por categoria (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Já para as modalidades coletivas e individuais: medalhas de 1°, 2° e 3° colocados gerais de Fortaleza e troféu para a escola campeã de cada modalidade e categoria na etapa municipal.