O prefeito José Sarto visitou, nesta segunda-feira (06/11), as obras de construção do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Messejana. As intervenções chegam a 41% de sua execução e possuem previsão de entrega para o segundo semestre de 2024.
Durante a visita, o gestor municipal destacou a celeridade da obra: “Eu fiquei surpreso com a evolução da construção do Gonzaguinha da Messejana. Essa unidade era muito antiga, há décadas servia os fortalezenses, e com a obra vamos ampliar ainda mais esse atendimento. De 85 leitos, ele passará a ter 107, com toda uma dinâmica intra-hospitalar de serviço administrativo, clínica médica, sala de parto humanizado, um número maior de UTIs neonatais, um equipamento de última geração para a população de Fortaleza”.
O projeto da nova unidade de saúde está sendo executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) que realiza a ampliação do antigo hospital, que passará de 4.545m² para 6.300 m². O investimento total foi de R$ 29 milhões. O titular da pasta, Samuel Dias, apresentou detalhes do andamento da intervenção.
“A obra está indo bem, o cronograma está sendo cumprido. Já temos toda a estrutura do hospital pronta. Nesse momento estamos executando as instalações dos pisos e revestimentos. Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para cumprir o projeto de construção e de operação do hospital, com a instalação de gases e de equipamentos”, explicou.
Com a entrega, a nova unidade irá atender ao plano de modernização da rede hospitalar municipal, para dar mais conforto, segurança e qualificar o atendimento materno-infantil. “A unidade possuía uma estrutura antiga e havia a necessidade de fazer um novo projeto do hospital. Tudo o que a Prefeitura tem feito hoje revoluciona a atenção materno-infantil. Da mesma forma que entregamos o Gonzaguinha do José Walter, esse hospital também ofertará um serviço de qualidade, melhorando cada vez mais a atenção que as mulheres tanto merecem na sua maternidade”, afirmou Galeno Taumaturgo, titular da SMS.
As novas instalações permitirão um aumento no número de leitos, distribuídos em Urgência Obstétrica (10), Centro de Parto Normal (oito) e leitos de internação (79) e leitos de UTI Neo (10), atendendo ao público infantil e adulto. As obras de requalificação e modernização do hospital preveem o funcionamento de consultórios médicos, ambulatório, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, além de sala de ultrassonografia e raio X.
Frotinha da Messejana
A Prefeitura de Fortaleza também avança com as obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana). As intervenções em andamento estão atualmente com 95% dos serviços finalizados.
A frente de obra se concentra agora na climatização dos ambientes, reforma do centro cirúrgico, laboratório, raio X, sala de gesso e bloco administrativo, além da requalificação da fachada do hospital.
Com investimento na ordem de R$ 9,7 milhões, o novo equipamento resultará num incremento de 30% da capacidade cirúrgica do hospital, com a instalação de uma nova ala, ampliando de duas, para três salas de cirurgia. A Unidade de Terapia de Urgência (UTU) também será expandida, saindo de 3 para 4 leitos.
As enfermarias serão climatizadas e modernizadas, com requalificação da ambiência dos leitos de observação, com substituição das macas por camas, gerando mais conforto aos pacientes. A sala de pequenos procedimentos também foi otimizada, para maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.