O prefeito José Sarto realizou, nesta quinta-feira (23/03), visita técnica às obras de instalação da Escola Areninha - Esporte e Educação em Tempo Integral localizada no Estádio Murilão, em Messejana. A estrutura modular já está com 57% da instalação executada e deve ser finalizada em maio próximo. Como informou Sarto, as Escolas Areninhas têm como objetivo ampliar a oferta de ensino em tempo integral na Capital. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza trabalhará para qualificar todo o entorno da Areninha do Murilão.
“Nas Escolas Areninhas, o aluno que está matriculado nas escolas municipais participa de atividades curriculares no contra-turno. Com elas, nós vamos propiciar 16 mil novas vagas de ensino integral até o final da gestão. Ao lado, aqui no Murilão, a gente vai ter uma extensão, como uma praça, um espaço para reunir a família e os amigos. Também recebemos uma sugestão da população para construir boxes comerciais embaixo das arquibancadas, uma pequena área de empreendedorismo, e estamos estudando a implementação”, anunciou Sarto.
A Escola Areninha do Estádio do Murilão contará com três salas de aula, sala dos professores, coordenação, almoxarifado, refeitório, depósito de material de limpeza, despensa, copa e banheiros, totalizando uma área de 375m². O investimento é de R$ 1.079.878,40.
De acordo com a secretária da Educação (SME) Dalila Saldanha, a Escola Areninha busca promover o acesso dos alunos a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática no contraturno escolar, ampliando a oferta de matrículas em tempo integral, por meio do programa Aprender Mais. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
“A Escola Areinha reuniu duas políticas de sucesso da Prefeitura de Fortaleza, as Areninhas e as Escolas de Tempo Integral (ETIs). Nelas, o esporte é um componente pedagógico de desenvolvimento dos jovens. Através do esporte, iremos trabalhar competências socioemocionais dos estudantes, por exemplo, estratégias para superar desafios, o convívio com as diferenças e o cuidado com a saúde emocional e psiquica”, comentou Dalila.
Atualmente, Fortaleza conta com cinco unidades da modalidade, localizadas no Pirambu, Granja Portugal, Jardim das Oliveiras, Sítio São João e Barra do Ceará. Outras 46 unidades serão implantadas no entorno das Areninhas até 2024.
A prática esportiva acontece na estrutura já disponível na Areninha. As atividades referentes aos componentes curriculares são realizadas nos espaços modulares da Escola Areninha, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e instalados na área onde funciona o equipamento, com infraestrutura planejada e adequada para o desempenho das atividades.
“Este é um projeto inovador, que foi testado inicialmente em estruturas de containers, tendo cinco sendo implementadas até então. O funcionamento foi testado, foram tiradas todas as questões de 'planos de necessidades', o que teria que ter na obra, e agora a Prefeitura partiu para construção de mais 45. Nestas, serão estruturas mais definitivas, com um modelo feito a partir de concreto pré-moldado e modular, para termos economia e velocidade nas obras”, informou Samuel Dias, secretário da Infraestrutura (Seinf)
Para os alunos beneficiados com o projeto, a SME oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico. Participam do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais no entorno da Escola Areninha. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30.