Prefeitura abre consulta pública para elaboração do Plano de Segurança no Trânsito

21 de julho de 2021 em Mobilidade

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), inicia, nesta quarta-feira (21/07), consulta pública para a elaboração do Plano Municipal de Segurança no Trânsito (PST). O documento visa à preservação de vidas e uma mobilidade urbana cada vez mais segura e sustentável.

Em um processo participativo, o munícipe poderá expressar sua sugestão e opinião sobre o material preliminar que define as metas e objetivos do plano.

Clique para participar

O PST tem como objetivo institucionalizar e aprimorar as políticas de prevenção a mortos e feridos baseado nas melhores práticas e no princípio do Sistema Seguro, conceito que envolve estratégias integradas que promovem a coordenação de várias instituições ligadas ao planejamento urbano e à gestão da mobilidade.

Em outras palavras, significa compartilhar a responsabilidade com todos que fazem o trânsito ser possível, com a premissa de que os governos precisam adotar medidas para proteger as pessoas no trânsito.

O plano aborda o tema de forma sistêmica e intersetorial, incluindo diversas ações em quatro pilates diferentes: gestão da segurança do trânsito, mobilidade sustentável e vias seguras, usuários seguros e rede de atenção à vítima.

Na última década, Fortaleza reduziu pela metade o número de vidas perdidas no trânsito, sendo uma das primeiras cidades a alcançar a meta da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira a íntegra o Plano Municipal de Segurança no Trânsito de Fortaleza

Clique para participar