26 de May de 2014 em Fortaleza
Prefeitura abre inscrições para capacitação gratuita a empreendedores
As aulas disseminam conhecimentos em gestão, crédito, marketing, dentre outros temas
Com o objetivo de orientar os empreendedores na gestão de seus negócios, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), oferece capacitação nas áreas de gerenciamento, gestão e controle financeiro. As oficinas e palestras acontecem na Sala do Empreendedor, localizada nas Secretarias Regionais e na Casa da Economia Solidária (Conjunto Ceará).
Com carga horária que varia de 3h a 12h/a, as aulas disseminam conhecimentos em gestão, crédito, marketing, dentre outros temas relacionados ao empreendedorismo. A capacitação é uma atividade integrante do Programa de Empreendedorismo Sustentável (PES), maior ação de fomento ao empreendedorismo desenvolvido na Cidade. A iniciativa oferece uma gama de serviços e projetos em prol do empreendedorismo nos eixos de comercialização, crédito, capacitação, consultoria e formalização, em parceria com Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).
As inscrições para novas turmas estão abertas para empreendedores formais e informais e podem ser realizadas na Sala do Empreendedor, localizada nas Secretarias Regionais ou na sede da SDE, além do Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes (CPNVA - antigo Beco da Poeira).É necessário apresentar Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Nesses locais, também estão disponíveis inscrições para o Empreendedor Individual.
TEMA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
DIA HORA LOCAL |
ENDEREÇO |
CONTATO |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes. |
26.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
PLANEJAMENTO |
Visão estratégica e etapas do planejamento; compras(fatores e influência, planejamento e controle). |
26.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MARKETING DE RELACIONAMENTO
|
Estratégias para fidelização de clientes: marketing de relacionamento para micro e pequena empresa; administração do relacionamento com os clientes; estratégias para o aumento das vendas. |
27.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
CONTROLE FINANCEIRO |
Orientação sobre a utilização dos controles básicos: caixa, bancos, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
|
27.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MARKETING COM DIFERENCIAL COMPETITIVO |
Compreendendo o que é o Marketing; Comportamento do consumidor; Estratégias de Marketing. |
28.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MÍDIAS SOCIAIS PARA ALANVACAR AS VENDAS
|
Estratégias para acompanhar a evolução e usar o Facebook como ferramenta de comunicação de uma marca. Compreensão das relações entre pessoas e empresas com as mídias sociais, a utilização adequada dessas ferramentas e suas funções, além de identificar oportunidades de negócio por meio das redes sociais, apresentação dos três pilares de uso da mídia. |
28.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
|
Conceitos de qualidade e qualidade total; O papel das pessoas na gestão pela qualidade; Atendimento; A importância da qualidade a clientes e seus benefícios. |
03.06.14 14h Regional I |
Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito – CEP: 60.011-170 |
NAIARA – 3223.1571 ou 8767.8013 |
COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES
|
Benefícios para clientes especiais; programa de fidelização de clientes; diagnóstico da empresa; atendimento diferenciado para clientes especiais; |
04.06.14 14h Regional I |
Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito – CEP: 60.011-170 |
NAIARA – 3223.1571 ou 8767.8013 |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de Mercado e busca de clientes. |
04.06.14 14h AUDITÓRIO Regional III |
Av. Jovita Feitosa, 1.264 – Parquelândia – CEP: 60.455 – 411 |
CAIO/ 8891.36.82 |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de Mercado e busca de clientes. |
04.06.14 14h Casa de Economia Solidária – CSU Conjunto Ceará |
Av B, 461 - 1ª Etapa - Conjunto Ceará |
JAMERSON 3433.2846 ou 8769.35.65 |
QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
|
Conceitos de qualidade e qualidade total; O papel das pessoas na gestão pela qualidade; Atendimento; A importância da qualidade a clientes e seus benefícios. |
04.06.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES
|
Benefícios para clientes especiais; Programa de fidelização de clientes; Diagnóstico da empresa; Atendimento diferenciado para clientes especiais |
05.06.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
Informações: 0800 081 41 41.
Prefeitura abre inscrições para capacitação gratuita a empreendedores
As aulas disseminam conhecimentos em gestão, crédito, marketing, dentre outros temas
Com o objetivo de orientar os empreendedores na gestão de seus negócios, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), oferece capacitação nas áreas de gerenciamento, gestão e controle financeiro. As oficinas e palestras acontecem na Sala do Empreendedor, localizada nas Secretarias Regionais e na Casa da Economia Solidária (Conjunto Ceará).
Com carga horária que varia de 3h a 12h/a, as aulas disseminam conhecimentos em gestão, crédito, marketing, dentre outros temas relacionados ao empreendedorismo. A capacitação é uma atividade integrante do Programa de Empreendedorismo Sustentável (PES), maior ação de fomento ao empreendedorismo desenvolvido na Cidade. A iniciativa oferece uma gama de serviços e projetos em prol do empreendedorismo nos eixos de comercialização, crédito, capacitação, consultoria e formalização, em parceria com Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).
As inscrições para novas turmas estão abertas para empreendedores formais e informais e podem ser realizadas na Sala do Empreendedor, localizada nas Secretarias Regionais ou na sede da SDE, além do Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes (CPNVA - antigo Beco da Poeira).É necessário apresentar Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Nesses locais, também estão disponíveis inscrições para o Empreendedor Individual.
TEMA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
DIA HORA LOCAL |
ENDEREÇO |
CONTATO |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes. |
26.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
PLANEJAMENTO |
Visão estratégica e etapas do planejamento; compras(fatores e influência, planejamento e controle). |
26.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MARKETING DE RELACIONAMENTO
|
Estratégias para fidelização de clientes: marketing de relacionamento para micro e pequena empresa; administração do relacionamento com os clientes; estratégias para o aumento das vendas. |
27.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
CONTROLE FINANCEIRO |
Orientação sobre a utilização dos controles básicos: caixa, bancos, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
|
27.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MARKETING COM DIFERENCIAL COMPETITIVO |
Compreendendo o que é o Marketing; Comportamento do consumidor; Estratégias de Marketing. |
28.05.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
MÍDIAS SOCIAIS PARA ALANVACAR AS VENDAS
|
Estratégias para acompanhar a evolução e usar o Facebook como ferramenta de comunicação de uma marca. Compreensão das relações entre pessoas e empresas com as mídias sociais, a utilização adequada dessas ferramentas e suas funções, além de identificar oportunidades de negócio por meio das redes sociais, apresentação dos três pilares de uso da mídia. |
28.05.14 14h AUDITÓRIO Regional IV |
Av. Dedé Brasil, 3.770 – Serrinha – CEP: 60740-000 |
LIGIA/ 3433.2884 ou 8634.2074 PRISCILA – 9922.4560 |
QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
|
Conceitos de qualidade e qualidade total; O papel das pessoas na gestão pela qualidade; Atendimento; A importância da qualidade a clientes e seus benefícios. |
03.06.14 14h Regional I |
Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito – CEP: 60.011-170 |
NAIARA – 3223.1571 ou 8767.8013 |
COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES
|
Benefícios para clientes especiais; programa de fidelização de clientes; diagnóstico da empresa; atendimento diferenciado para clientes especiais; |
04.06.14 14h Regional I |
Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito – CEP: 60.011-170 |
NAIARA – 3223.1571 ou 8767.8013 |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de Mercado e busca de clientes. |
04.06.14 14h AUDITÓRIO Regional III |
Av. Jovita Feitosa, 1.264 – Parquelândia – CEP: 60.455 – 411 |
CAIO/ 8891.36.82 |
PROSPECÇÃO DE MERCADO |
Estratégias para desenvolver as habilidades de prospecção de Mercado e busca de clientes. |
04.06.14 14h Casa de Economia Solidária – CSU Conjunto Ceará |
Av B, 461 - 1ª Etapa - Conjunto Ceará |
JAMERSON 3433.2846 ou 8769.35.65 |
QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
|
Conceitos de qualidade e qualidade total; O papel das pessoas na gestão pela qualidade; Atendimento; A importância da qualidade a clientes e seus benefícios. |
04.06.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES
|
Benefícios para clientes especiais; Programa de fidelização de clientes; Diagnóstico da empresa; Atendimento diferenciado para clientes especiais |
05.06.14 14h SALA DO EMPREENDEDOR Regional VI |
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – CEP: 60840-280 |
ENEYLE – 3488.3171 ou 8734.2033 |
Informações: 0800 081 41 41.