08 de October de 2013 em Mobilidade
Prefeitura anuncia desvios de tráfego para construção de viadutos
Serão 20 postos de controle em toda área. Cada um formado por, no mínimo, dois agentes de trânsito
A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta terça-feira (08/10), os desvios de tráfego nas proximidades das obras de construção de dois viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, que servirão para implantação do Corredor Expresso de Ônibus (BRT) Antônio Bezerra/Papicu. Desde o último sábado (05/10), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) retomou as obras com serviços de terraplanagem e topografia da área. Na ocasião, também foi apresentado o desvio temporário de 26 linhas de ônibus (para saber mais sobre o transporte público, clique aqui).
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir do dia 19/10 (sábado), estarão prontos os desvios de tráfego necessários para a manutenção do fluxo da área, bem como garantir o bom andamento das obras. Condutores terão que acessar os seguintes desvios:
- Sentido Papicu/Iguatemi: Avenida Engenheiro Santana Júnior/ Rua Carolina Sucupira/ Via Expressa/ Rua Rua Esaú Benício/ Israel Bezerra/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Iguatemi/Papicu: Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Antônio Sales/Iguatemi: Avenida Antônio Sales/ Avenida Virgilio Távora/ Rua dos Manguezais/ Rua Israel Bezerra/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Antônio Sales/Papicu: Avenida Antônio Sales/ Rua Monsenhor Catão (ÔNIBUS) ou Avenida Virgílio Távora/ Avenida Padre Antônio Tomaz/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Iguatemi/Pontes Vieira: Avenida Engenheiro Santana Júnior/ Rua Francisco Gonçalves/ Via Expressa/ Rua Vicente Leite/ Avenida Pontes Vieira.
Clique aqui para acessar os mapas com as mudanças no tráfego.
Segundo o vice-presidente da AMC, Arcelino Lima, o tempo de percurso está mantido para algumas vias e, em outros casos, poderá até ser reduzido devido a retirada de muitos semáforos. Também será feito o trabalho educativo de informações a pedestres, moradores e condutores da região por meio de panfletagem sobre os desvios necessários. O vice-presidente comentou ainda sobre o efetivo disponibilizado à população para orientações obre as novos acessos. “Contaremos com 20 postos de controle em toda área. Cada posto será formado por, no mínimo, dois agentes de trânsito. No total, 130 agentes da AMC vão prestar serviços de apoio à população que trafegar pela área”.
Toda a região receberá placas de sinalização e agentes de trânsito com o objetivo de orientar os condutores durante toda a obra, que é de responsabilidade da Seinf. Na área onde serão erguidos os viadutos, já começam a chegar as primeiras máquinas pesadas, que irão permitir a realização dos serviços de escavação, drenagem, terraplanagem, fundações, superestrutura, nova pavimentação, sinalização e padronização das calçadas.
A obra tem um valor de R$ 17.348.534,00 e deve ser concluída até setembro de 2014. “Nós iremos trabalhar com mais frentes de serviço, ou seja, teremos mais homens e máquinas trabalhando nessa obra para que possamos manter o prazo inicial de execução. Como perdemos muito tempo por conta das manifestações tentaremos acelerar o ritmo para entregar a obra para a população ano que vem, como estava inicialmente previsto”, afirmou o titular da Seinf, Samuel Dias.
Sobre os viadutos
Serão construídos dois viadutos. O primeiro deles vai permitir aos motoristas que seguem pela Av. Antônio Sales o acesso a Av. Engenheiro Santana Jr. em direção ao Papicu. O segundo viaduto servirá aqueles motoristas que seguem pela Av. Engenheiro Santana Jr. em direção a Av. Washington Soares.
Os viadutos estão entre as intervenções necessárias para a conclusão do Corredor Expresso de Ônibus (BRT) Antônio Bezerra/Papicu, do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Os viadutos permitirão também a eliminação de um histórico ponto de congestionamento; o consequente aumento de fluidez no tráfego de veículos; e a diminuição da emissão de CO² e a melhora da qualidade do ar naquela região da cidade.
Como compensação ambiental pela construção dos dois viadutos, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seinf, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), continua realizando o plantio de mudas iniciado no dia 18 de julho.
Para cada uma das 94 árvores suprimidas em área do Parque Ecológico do Cocó adjacente a Avenida Engenheiro Santana Júnior, outras seis estão sendo plantadas. A licença ambiental para a construção dos viadutos exigia o plantio de três mudas para cada árvore suprimida. Até o momento a Prefeitura de Fortaleza já plantou 520 mudas de árvores semiadultas em três diferentes pontos do Parque Ecológico do Cocó.
Outras 80 mudas serão plantadas até o fim deste mês. O plantio das mudas no Cocó é acompanhado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Além disso, a Prefeitura de Fortaleza informa que está em andamento o processo de licitação para contratação de consultoria especializada para elaborar o Plano de Manejo da Área do Vale do Rio Cocó, desde a sua foz até a BR-116.
Prefeitura anuncia desvios de tráfego para construção de viadutos
Serão 20 postos de controle em toda área. Cada um formado por, no mínimo, dois agentes de trânsito
A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta terça-feira (08/10), os desvios de tráfego nas proximidades das obras de construção de dois viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, que servirão para implantação do Corredor Expresso de Ônibus (BRT) Antônio Bezerra/Papicu. Desde o último sábado (05/10), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) retomou as obras com serviços de terraplanagem e topografia da área. Na ocasião, também foi apresentado o desvio temporário de 26 linhas de ônibus (para saber mais sobre o transporte público, clique aqui).
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir do dia 19/10 (sábado), estarão prontos os desvios de tráfego necessários para a manutenção do fluxo da área, bem como garantir o bom andamento das obras. Condutores terão que acessar os seguintes desvios:
- Sentido Papicu/Iguatemi: Avenida Engenheiro Santana Júnior/ Rua Carolina Sucupira/ Via Expressa/ Rua Rua Esaú Benício/ Israel Bezerra/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Iguatemi/Papicu: Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Antônio Sales/Iguatemi: Avenida Antônio Sales/ Avenida Virgilio Távora/ Rua dos Manguezais/ Rua Israel Bezerra/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Antônio Sales/Papicu: Avenida Antônio Sales/ Rua Monsenhor Catão (ÔNIBUS) ou Avenida Virgílio Távora/ Avenida Padre Antônio Tomaz/ Avenida Engenheiro Santana Júnior.
- Sentido Iguatemi/Pontes Vieira: Avenida Engenheiro Santana Júnior/ Rua Francisco Gonçalves/ Via Expressa/ Rua Vicente Leite/ Avenida Pontes Vieira.
Clique aqui para acessar os mapas com as mudanças no tráfego.
Segundo o vice-presidente da AMC, Arcelino Lima, o tempo de percurso está mantido para algumas vias e, em outros casos, poderá até ser reduzido devido a retirada de muitos semáforos. Também será feito o trabalho educativo de informações a pedestres, moradores e condutores da região por meio de panfletagem sobre os desvios necessários. O vice-presidente comentou ainda sobre o efetivo disponibilizado à população para orientações obre as novos acessos. “Contaremos com 20 postos de controle em toda área. Cada posto será formado por, no mínimo, dois agentes de trânsito. No total, 130 agentes da AMC vão prestar serviços de apoio à população que trafegar pela área”.
Toda a região receberá placas de sinalização e agentes de trânsito com o objetivo de orientar os condutores durante toda a obra, que é de responsabilidade da Seinf. Na área onde serão erguidos os viadutos, já começam a chegar as primeiras máquinas pesadas, que irão permitir a realização dos serviços de escavação, drenagem, terraplanagem, fundações, superestrutura, nova pavimentação, sinalização e padronização das calçadas.
A obra tem um valor de R$ 17.348.534,00 e deve ser concluída até setembro de 2014. “Nós iremos trabalhar com mais frentes de serviço, ou seja, teremos mais homens e máquinas trabalhando nessa obra para que possamos manter o prazo inicial de execução. Como perdemos muito tempo por conta das manifestações tentaremos acelerar o ritmo para entregar a obra para a população ano que vem, como estava inicialmente previsto”, afirmou o titular da Seinf, Samuel Dias.
Sobre os viadutos
Serão construídos dois viadutos. O primeiro deles vai permitir aos motoristas que seguem pela Av. Antônio Sales o acesso a Av. Engenheiro Santana Jr. em direção ao Papicu. O segundo viaduto servirá aqueles motoristas que seguem pela Av. Engenheiro Santana Jr. em direção a Av. Washington Soares.
Os viadutos estão entre as intervenções necessárias para a conclusão do Corredor Expresso de Ônibus (BRT) Antônio Bezerra/Papicu, do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Os viadutos permitirão também a eliminação de um histórico ponto de congestionamento; o consequente aumento de fluidez no tráfego de veículos; e a diminuição da emissão de CO² e a melhora da qualidade do ar naquela região da cidade.
Como compensação ambiental pela construção dos dois viadutos, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seinf, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), continua realizando o plantio de mudas iniciado no dia 18 de julho.
Para cada uma das 94 árvores suprimidas em área do Parque Ecológico do Cocó adjacente a Avenida Engenheiro Santana Júnior, outras seis estão sendo plantadas. A licença ambiental para a construção dos viadutos exigia o plantio de três mudas para cada árvore suprimida. Até o momento a Prefeitura de Fortaleza já plantou 520 mudas de árvores semiadultas em três diferentes pontos do Parque Ecológico do Cocó.
Outras 80 mudas serão plantadas até o fim deste mês. O plantio das mudas no Cocó é acompanhado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Além disso, a Prefeitura de Fortaleza informa que está em andamento o processo de licitação para contratação de consultoria especializada para elaborar o Plano de Manejo da Área do Vale do Rio Cocó, desde a sua foz até a BR-116.