15 de May de 2014 em Mobilidade

Prefeitura anuncia etapas de implantação do Binário Dom Luís – Santos Dumont

O Binário integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (PAITT) e será implementado a partir do dia 19 de maio, às 20h


A coletiva de imprensa sobre o Sistema Binário Dom Luís – Santos Dumont aconteceu no Paço Municipal (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã desta quinta-feira (15/5), no auditório do Paço Municipal, uma coletiva de imprensa sobre o Sistema Binário Dom Luís – Santos Dumont, que integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (PAITT). O binário será implementado em seis etapas, a partir da próxima segunda-feira (19/5), com previsão para conclusão no dia 07 de junho. Com a implantação do binário, a Avenida Santos Dumont terá sentido único Centro-Papicu, passando pelo novo túnel com a Via Expressa, até a Avenida Santana Júnior. Já a Avenida Dom Luís terá sentido único Papicu-Centro, do cruzamento da Avenida Engenheiro Santa Junior à Rua Tibúrcio Cavalcante. Cada via terá uma faixa exclusiva de ônibus, três faixas para veículos e uma ciclofaixa, além de arborização lateral e faixas para pedestres.

Clique aqui e confira o mapa com o cronograma de implantação do Binário

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, as ações de curto e médio prazo do PAITT foram pensadas devido à falta de políticas públicas sistemáticas de trânsito nos últimos 10 anos e o crescimento do número de carros na cidade, que somam seis mil novos veículos a cada mês. “Se isso é grave para quem anda de transporte particular, é ainda mais severo para quem precisa de transporte público em Fortaleza”, afirmou. Ele explicou que a escolha das Avenidas Dom Luís e Santos Dumont para a realização do binário piloto decorre do alto impacto que a área provoca entre os usuários do sistema de transporte coletivo, cerca de 30% dos usuários da cidade. Além desse fator, as avenidas também possuem grande fluxo de pedestres e demanda para atividades ligadas a serviços e comércio.

Segundo o prefeito, apenas duas ações do Binário ainda estão em fase de desenvolvimento de projeto: a readequação dos passeios, prevista para ser feita próximo semestre, e a Praça Portugal, cujo projeto de requalificação será enviado à Câmara Municipal. O processo de arborização já foi iniciado na Avenida Dom Luís. Serão plantadas, ao todo, 225 árvores nativas ao longo das duas vias.

Conforme o coordenador no PAITT, Luiz Alberto Sabóia, no período das obras do binário será feita uma operação especial de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “Teremos uma força tarefa exclusiva de agentes dedicada ao Binário durante todo o processo de implantação, orientando toda a população nos novos percursos. Esse processo de mudança impacta na rotina das pessoas, portanto haverá um período de adaptação e, por isso, a nossa preocupação de fazer essa obra em etapas”, disse.

Durante a coletiva, também foram debatidos outros projetos-pilotos do PAITT para experimentar iniciativas que melhorem a fluidez do trânsito e reduzam acidentes viários em áreas como estacionamentos, gargalos críticos de trânsito, operações específicas com protocolos, mudanças de rotas das vans. O prefeito Roberto Cláudio anunciou, também, que no segundo semestre deste ano será feito um projeto-piloto para bicicletas compartilhadas. “Esse projeto está acontecendo em outras capitais brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro. É um investimento a partir de uma decisão política da gestão que crê em transportes não-motorizados, tanto que também estamos elaborando o Plano Diretor Cicloviário. Queremos estimular o compartilhamento de bicicletas para que ela seja um modal de transporte”, apontou.
 
Etapas do Binário Dom Luís – Santos Dumont
 
1ª Etapa) Início no dia 19/5. Implantação de sentido único na Avenida Dom Luís entre a Av. Desembargador Moreira e Rua Tibúrcio Cavalcante no sentido Papicu-Centro.
 
2ª Etapa) Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís entre a Rua Coronel Jucá e Avenida Desembargador Moreira no sentido Papicu-Centro.
 
3ª Etapa) Implantação de sentido único (Praia-sertão) na Rua Tibúrcio Cavalcante entre as Avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Tibúrcio Cavalcante e a Rua Visconde de Mauá, sentido Centro-Papicu.  
 
4ª Etapa) Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Visconde de Mauá e Leonardo Mota, no sentido Centro-Papicu.
 
5ª Etapa) Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre Leonardo Mota e Rua Coronel Jucá, no sentido Centro-Papicu.
 
6ª Etapa) Previsão de conclusão no dia 07/6. Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís e Santos Dumont entre a Rua Coronel Jucá e Avenida dos Jangadeiros. Alteração do sentido da Rua Vilebaldo Aguiar garantindo o acesso à Avenida Dom Luís pela Avenida dos Jangadeiros. Inauguração do túnel da Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa.

Prefeitura anuncia etapas de implantação do Binário Dom Luís – Santos Dumont

O Binário integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (PAITT) e será implementado a partir do dia 19 de maio, às 20h

A coletiva de imprensa sobre o Sistema Binário Dom Luís – Santos Dumont aconteceu no Paço Municipal (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã desta quinta-feira (15/5), no auditório do Paço Municipal, uma coletiva de imprensa sobre o Sistema Binário Dom Luís – Santos Dumont, que integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (PAITT). O binário será implementado em seis etapas, a partir da próxima segunda-feira (19/5), com previsão para conclusão no dia 07 de junho. Com a implantação do binário, a Avenida Santos Dumont terá sentido único Centro-Papicu, passando pelo novo túnel com a Via Expressa, até a Avenida Santana Júnior. Já a Avenida Dom Luís terá sentido único Papicu-Centro, do cruzamento da Avenida Engenheiro Santa Junior à Rua Tibúrcio Cavalcante. Cada via terá uma faixa exclusiva de ônibus, três faixas para veículos e uma ciclofaixa, além de arborização lateral e faixas para pedestres.

Clique aqui e confira o mapa com o cronograma de implantação do Binário

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, as ações de curto e médio prazo do PAITT foram pensadas devido à falta de políticas públicas sistemáticas de trânsito nos últimos 10 anos e o crescimento do número de carros na cidade, que somam seis mil novos veículos a cada mês. “Se isso é grave para quem anda de transporte particular, é ainda mais severo para quem precisa de transporte público em Fortaleza”, afirmou. Ele explicou que a escolha das Avenidas Dom Luís e Santos Dumont para a realização do binário piloto decorre do alto impacto que a área provoca entre os usuários do sistema de transporte coletivo, cerca de 30% dos usuários da cidade. Além desse fator, as avenidas também possuem grande fluxo de pedestres e demanda para atividades ligadas a serviços e comércio.

Segundo o prefeito, apenas duas ações do Binário ainda estão em fase de desenvolvimento de projeto: a readequação dos passeios, prevista para ser feita próximo semestre, e a Praça Portugal, cujo projeto de requalificação será enviado à Câmara Municipal. O processo de arborização já foi iniciado na Avenida Dom Luís. Serão plantadas, ao todo, 225 árvores nativas ao longo das duas vias.

Conforme o coordenador no PAITT, Luiz Alberto Sabóia, no período das obras do binário será feita uma operação especial de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “Teremos uma força tarefa exclusiva de agentes dedicada ao Binário durante todo o processo de implantação, orientando toda a população nos novos percursos. Esse processo de mudança impacta na rotina das pessoas, portanto haverá um período de adaptação e, por isso, a nossa preocupação de fazer essa obra em etapas”, disse.

Durante a coletiva, também foram debatidos outros projetos-pilotos do PAITT para experimentar iniciativas que melhorem a fluidez do trânsito e reduzam acidentes viários em áreas como estacionamentos, gargalos críticos de trânsito, operações específicas com protocolos, mudanças de rotas das vans. O prefeito Roberto Cláudio anunciou, também, que no segundo semestre deste ano será feito um projeto-piloto para bicicletas compartilhadas. “Esse projeto está acontecendo em outras capitais brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro. É um investimento a partir de uma decisão política da gestão que crê em transportes não-motorizados, tanto que também estamos elaborando o Plano Diretor Cicloviário. Queremos estimular o compartilhamento de bicicletas para que ela seja um modal de transporte”, apontou.
 
Etapas do Binário Dom Luís – Santos Dumont
 
1ª Etapa) Início no dia 19/5. Implantação de sentido único na Avenida Dom Luís entre a Av. Desembargador Moreira e Rua Tibúrcio Cavalcante no sentido Papicu-Centro.
 
2ª Etapa) Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís entre a Rua Coronel Jucá e Avenida Desembargador Moreira no sentido Papicu-Centro.
 
3ª Etapa) Implantação de sentido único (Praia-sertão) na Rua Tibúrcio Cavalcante entre as Avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Tibúrcio Cavalcante e a Rua Visconde de Mauá, sentido Centro-Papicu.  
 
4ª Etapa) Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Visconde de Mauá e Leonardo Mota, no sentido Centro-Papicu.
 
5ª Etapa) Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre Leonardo Mota e Rua Coronel Jucá, no sentido Centro-Papicu.
 
6ª Etapa) Previsão de conclusão no dia 07/6. Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís e Santos Dumont entre a Rua Coronel Jucá e Avenida dos Jangadeiros. Alteração do sentido da Rua Vilebaldo Aguiar garantindo o acesso à Avenida Dom Luís pela Avenida dos Jangadeiros. Inauguração do túnel da Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa.