08 de March de 2014 em Mobilidade

Prefeitura anuncia medidas para melhorar mobilidade urbana de Fortaleza

O plano, que será executado até o fim do ano, foi dividido em cinco eixos que serão implantados em vários pontos da cidade


Entre as ações, um novo modelo de estacionamento da cidade, modelagem de binários e redesenho das rotas de transporte público (Foto: Mauri Melo)

A Prefeitura de Fortaleza apresentou em coletiva, nesta sexta-feira (7/3), a primeira fase de execução do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Lançado em dezembro de 2013, o PAITT é um conjunto de ações que visam melhorar o trânsito e o transporte público da cidade a curto e médio prazos. A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e foi feita pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo coordenador do PAITT, Luís Alberto Sabóia.

O Plano, que será executado inteiramente até o final deste ano, foi dividido em cinco eixos que serão implantados como projetos-piloto em vários pontos da cidade: melhoria de pontos críticos de trânsito; novo modelo de estacionamento da cidade; reformulação da operação e fiscalização de trânsito; modelagem de binários e redesenho das rotas de transporte público.

Com relação à melhoria dos pontos críticos, foram escolhidas as áreas do Centro da Messejana e Av. Osório de Paiva, através da sincronização de semáforos;  melhorias de sinalização; revisão do tráfego de veículos pesados; pequenas intervenções viárias utilizando cones, semáforos e desvios e a criação de faixas reversíveis que mudam de sentido ao longo do dia conforme o fluxo dominante de veículos.

Já com relação aos estacionamentos, a área escolhida para o projeto-piloto foi o Centro. Além de um melhor controle e fiscalização da zona azul, haverá um reordenamento e regularização dos estacionamentos para que haja uma maior fluidez e organização do trânsito no local.

No item reformulação da operação e fiscalização de trânsito a proposta é a de implantar um novo modelo de gestão de tráfego para aumentar a eficácia e eficiência das equipes. As ações incluem: expandir a capacidade de monitoramento do tráfego; melhorar as informações de campo (câmeras, semáforos, sensores); melhorar indicadores (incidentes, infrações, congestionamento); aumentar a agilidade no atendimento e solução de ocorrências por meio de equipes descentralizadas; contratar serviço de apoio a operação (cerca de 300 profissionais, equipamentos) para dar suporte à AMC; criar novo protocolo de atendimento a acidentes (novo processo com melhor nível de serviço); criar novos canais de coleta e divulgação de informações (ex.: aplicativos para celular).

A modelagem de binários vai contemplar no piloto as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A Santos Dumont passa a ter sentido único, na direção Centro-Praia, até a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já na Avenida Dom Luís, o percurso será inverso até o fim da avenida, na Tibúrcio Cavalcante. A mão única, que terá quatro faixas em ambos os casos, irá prever também ciclofaixa e faixa exclusiva para ônibus.

O primeiro modelo de binário será implantado até 31 de maio, quando será inaugurado o novo túnel da Av. Santos Dumont. Para este processo, todas as árvores das vias serão transplantadas do canteiro central para os passeios das duas vias. O projeto prevê também a readequação da rotatória da Praça Portugal, ampliando em 35% o total da área do local e dando lugar a quatro praças temáticas, com anfiteatro, playground e parklets (espaços de convivência).

"Esse plano demonstra o tamanho do desafio que é para nossa cidade organizar o fluxo do trânsito. Em nossa gestão as intervenções viárias devem priorizar o transporte público. Vamos adotar experiências exitosas de outros países e tecnologia, em seis ações inovadoras, que serão avaliadas, para o planejamento do trânsito", disse Roberto Cláudio.

O PAITT, lançado em dezembro de 2013, vem sendo conduzido por uma equipe de profissionais da área de trânsito e transporte das universidades cearenses, contando com a consultoria da empresa McKinsey & Company.

Prefeitura anuncia medidas para melhorar mobilidade urbana de Fortaleza

O plano, que será executado até o fim do ano, foi dividido em cinco eixos que serão implantados em vários pontos da cidade

Entre as ações, um novo modelo de estacionamento da cidade, modelagem de binários e redesenho das rotas de transporte público (Foto: Mauri Melo)

A Prefeitura de Fortaleza apresentou em coletiva, nesta sexta-feira (7/3), a primeira fase de execução do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Lançado em dezembro de 2013, o PAITT é um conjunto de ações que visam melhorar o trânsito e o transporte público da cidade a curto e médio prazos. A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e foi feita pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo coordenador do PAITT, Luís Alberto Sabóia.

O Plano, que será executado inteiramente até o final deste ano, foi dividido em cinco eixos que serão implantados como projetos-piloto em vários pontos da cidade: melhoria de pontos críticos de trânsito; novo modelo de estacionamento da cidade; reformulação da operação e fiscalização de trânsito; modelagem de binários e redesenho das rotas de transporte público.

Com relação à melhoria dos pontos críticos, foram escolhidas as áreas do Centro da Messejana e Av. Osório de Paiva, através da sincronização de semáforos;  melhorias de sinalização; revisão do tráfego de veículos pesados; pequenas intervenções viárias utilizando cones, semáforos e desvios e a criação de faixas reversíveis que mudam de sentido ao longo do dia conforme o fluxo dominante de veículos.

Já com relação aos estacionamentos, a área escolhida para o projeto-piloto foi o Centro. Além de um melhor controle e fiscalização da zona azul, haverá um reordenamento e regularização dos estacionamentos para que haja uma maior fluidez e organização do trânsito no local.

No item reformulação da operação e fiscalização de trânsito a proposta é a de implantar um novo modelo de gestão de tráfego para aumentar a eficácia e eficiência das equipes. As ações incluem: expandir a capacidade de monitoramento do tráfego; melhorar as informações de campo (câmeras, semáforos, sensores); melhorar indicadores (incidentes, infrações, congestionamento); aumentar a agilidade no atendimento e solução de ocorrências por meio de equipes descentralizadas; contratar serviço de apoio a operação (cerca de 300 profissionais, equipamentos) para dar suporte à AMC; criar novo protocolo de atendimento a acidentes (novo processo com melhor nível de serviço); criar novos canais de coleta e divulgação de informações (ex.: aplicativos para celular).

A modelagem de binários vai contemplar no piloto as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A Santos Dumont passa a ter sentido único, na direção Centro-Praia, até a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já na Avenida Dom Luís, o percurso será inverso até o fim da avenida, na Tibúrcio Cavalcante. A mão única, que terá quatro faixas em ambos os casos, irá prever também ciclofaixa e faixa exclusiva para ônibus.

O primeiro modelo de binário será implantado até 31 de maio, quando será inaugurado o novo túnel da Av. Santos Dumont. Para este processo, todas as árvores das vias serão transplantadas do canteiro central para os passeios das duas vias. O projeto prevê também a readequação da rotatória da Praça Portugal, ampliando em 35% o total da área do local e dando lugar a quatro praças temáticas, com anfiteatro, playground e parklets (espaços de convivência).

"Esse plano demonstra o tamanho do desafio que é para nossa cidade organizar o fluxo do trânsito. Em nossa gestão as intervenções viárias devem priorizar o transporte público. Vamos adotar experiências exitosas de outros países e tecnologia, em seis ações inovadoras, que serão avaliadas, para o planejamento do trânsito", disse Roberto Cláudio.

O PAITT, lançado em dezembro de 2013, vem sendo conduzido por uma equipe de profissionais da área de trânsito e transporte das universidades cearenses, contando com a consultoria da empresa McKinsey & Company.