A Prefeitura de Fortaleza anuncia que em dezembro deste ano deve dar início, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), às obras de revitalização da Praça José de Alencar, no Centro da Capital.
O projeto prevê uma série de melhorias urbanísticas na praça, como pintura, substituição do piso existente, instalação de novos postes de iluminação em LED, além da requalificação viária de duas das principais vias de acesso ao equipamento. As Ruas General Sampaio e Liberato Barroso passarão a contar com novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento em paralelepípedo existente em frente ao Theatro José de Alencar.
Orçada em R$ 3,2 milhões, a obra possui recursos provenientes de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. As intervenções na praça devem durar cerca de seis meses.
Reforma de praças
A Prefeitura de Fortaleza já reformou e equipou, nos últimos quatro anos, 225 praças em toda a Capital. Número que representa mais de 50% do total de praças existentes em Fortaleza. A meta é que mais de 200 outras praças sejam reformadas nos próximos quatro anos.
Somente na área central da cidade, seis equipamentos receberam melhorias: Praça do Ferreira, Praça General Tibúrcio (conhecida por Praça dos Leões), Praça do Muriçoca, Praça dos Navegantes, Praça Clóvis Beviláqua e Praça Capistrano de Abreu (conhecida por Praça da Lagoinha).
Atualmente, a Praça do Carmo recebe obras de melhorias por meio do Programa de Requalificação de Praças, dotando o equipamento com áreas acessíveis, novas calçadas com rampas, piso podotátil, nova iluminação, projeto paisagístico, além da recuperação de toda a pavimentação existente.
Ainda como parte da obra na Praça do Carmo, que possui conclusão prevista para este mês de setembro, serão instalados em todo o entorno da Igreja, gradis de proteção, preservando o patrimônio e evitando a ocupação irregular do local.
Novas intervenções no Centro
Vale lembrar, ainda, que para o Centro de Fortaleza, o Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade do Fortaleza 2040 propõe, além de diversas intervenções voltadas para a qualificação da região central da Capital, o incentivo ao uso misto do solo, com a redução do uso de veículos automotores e o incremento de novas estruturas viárias com prioridade para o pedestre.
O Plano Fortaleza 2040 também propõe ampliar em até quatro vezes a área verde existente no Centro, criando mais espaço de convivência e ampliando a cobertura vegetal daquela região da cidade.