
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), capacitou gestores e operadores responsáveis pela inclusão de dados no novo Portal de Gestão do Cadastro Único. Eles conheceram as modernizações no sistema de cadastramento, que entrou em operação nessa segunda-feira (17/3).
“Tivemos, em média, 180 participantes na semana de qualificação, aprimorando os seus conhecimentos sobre novo portal de gestão do Cadastro Único, que veio com o objetivo de oferecer uma plataforma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades atuais”, afirmou Adriana Pereira, gerente da Célula de Benefícios da SDHDS.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a nova versão do sistema de Cadastro Único vai automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento mais ágil. Em Fortaleza, 1.206.988 pessoas estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Desse total, 744.522 pessoas recebem o Bolsa Família e precisam manter os dados atualizados para recebimento do benefício.
Ainda em fevereiro, os operadores iniciaram cursos on-line de atualização para receber as famílias nos Núcleos de Atualização de Cadastro Único (Nucads) em Fortaleza. Entre 10 e 14 de março, foi realizada a Semana de Qualificação dos Profissionais aos Sistemas do Cadastro Único e Bolsa Família, com treinamento presencial para as equipes de coordenação, supervisão e codificação de dados, que atendem a população.
Conforme o MDS, com a modernização, quando o operador preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e a de nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros. O novo portal de gestão conta com sistema de entrada e alimentação de dados, de capacitação de operadores, de gestão de riscos e monitoramento de fraudes e de gestão de acessos e sistemas de relatórios analíticos.
Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza gerencia 48 Núcleos de Atendimento do Cadastro Único (Nucads), distribuídos em 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Regionais 1 a 11, dois Centros Pops, quatro Vapt Vupts e quatro Casas do Cidadão.