29 de March de 2017 em Turismo

Prefeitura apresenta Planejamento Estratégico do Turismo para Fortaleza

Plano propõe ações na Praia de Iracema, Beira Mar, Barra do Ceará e Praia do Futuro, além de capacitação e promoção do destino


 

Reunião
Foram destacadas iniciativas de curto a longo prazo para os principais pontos turísticos

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), apresentou, nesta quarta-feira (29/03), durante reunião da Câmara Setorial de Eventos, o Planejamento Estratégico do Turismo para Fortaleza.

O plano, elaborado pela Setfor, com participação da iniciativa privada, definiu ações e projetos para os principais pontos turísticos da Capital, como a Praia de Iracema, Praia do Futuro, Beira Mar e Barra do Ceará, além do foco na promoção e eventos, relações internacionais e capacitação.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, foram destacadas no planejamento ações de curto a longo prazo. “Muitos projetos já estão em andamento. Em maio, a Setfor já estará no Estoril e o prefeito Roberto Claúdio estará anunciando o pacote de incentivos a empresários que tenham interesse em investir na Praia de Iracema. Tenho participado de diversas reuniões estratégicas com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre o plano de segurança de toda a orla. Nosso plano inclui ainda indicações do Fortaleza 2040”, enfatizou.

Outras propostas também estão previstas para a Praia de Iracema, como uma programação cultural aberta ao público, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a internalização da fiação, por meio do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) e reforço no sistema de segurança com câmeras integradas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE). Já para a Beira Mar, o planejamento inclui a conclusão do projeto de requalificação da orla, prolongamento da urbanização do Riacho Maceió até a Rua Canuto de Aguiar, melhoria dos espaços de embarque e desembarque para os veículos de turismo, nos hotéis e pontos turísticos, sinalização de balneabilidade das praias, além de píer nos espigões, adequados às embarcações.

Com foco na capacitação, a Setfor pretende desenvolver o selo de qualidade para taxistas e estabelecimentos comerciais, cursos para taxistas, campanhas voltadas para atender bem ao turista, parcerias com Unifor, Sebrae, Sesc, Senai, ABIH e Abrasel e ainda habilitar os permissionários de todos os mercados públicos. “O Sebrae já realiza esse trabalho em parceria com a Prefeitura, no Mercado São Sebastião. Em abril, iniciaremos no Mercado dos Peixes. Após passarmos por todos os equipamentos, lançaremos a 'Rota dos Mercados', promovendo, além desses, o Mercado Central, dos Pinhões e a Monsenhor Tabosa”, destacou Alexandre Pereira.

No eixo Praia do Futuro, a prioridade será ordenar e adequar o local, de acordo com a decisão da Justiça, no processo sobre a retirada das barracas. Outras ações previstas são o plantio de árvores na Praça Dom Hélder Câmara; campanhas de conscientização da coleta de lixo e pontos de coletas seletivas; implantação de postos de salva-vidas; sinalização de balneabilidade da praia; canal de interação entre a polícia, guias de turismo, hotéis e taxistas, além da criação da ZIT (Zona de Interesse para o Turismo).

Outros projetos destacados no Planejamento, lançamento de aplicativo e portal do turismo; implantação do Fórum de Turismo entre as Secretarias de Turismo de Fortaleza e Região Metropolitana; estratégias para feiras e eventos internacionais; implantação de ouvidoria para turistas; balcão de informações no Aeroporto Internacional Pinto Martins; ações voltadas para setor corporativo; ampliação de parcerias e convênios; calendário de eventos da cidade, ônibus turístico, entre outros.

Prefeitura apresenta Planejamento Estratégico do Turismo para Fortaleza

Plano propõe ações na Praia de Iracema, Beira Mar, Barra do Ceará e Praia do Futuro, além de capacitação e promoção do destino

 

Reunião
Foram destacadas iniciativas de curto a longo prazo para os principais pontos turísticos

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), apresentou, nesta quarta-feira (29/03), durante reunião da Câmara Setorial de Eventos, o Planejamento Estratégico do Turismo para Fortaleza.

O plano, elaborado pela Setfor, com participação da iniciativa privada, definiu ações e projetos para os principais pontos turísticos da Capital, como a Praia de Iracema, Praia do Futuro, Beira Mar e Barra do Ceará, além do foco na promoção e eventos, relações internacionais e capacitação.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, foram destacadas no planejamento ações de curto a longo prazo. “Muitos projetos já estão em andamento. Em maio, a Setfor já estará no Estoril e o prefeito Roberto Claúdio estará anunciando o pacote de incentivos a empresários que tenham interesse em investir na Praia de Iracema. Tenho participado de diversas reuniões estratégicas com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre o plano de segurança de toda a orla. Nosso plano inclui ainda indicações do Fortaleza 2040”, enfatizou.

Outras propostas também estão previstas para a Praia de Iracema, como uma programação cultural aberta ao público, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a internalização da fiação, por meio do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) e reforço no sistema de segurança com câmeras integradas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE). Já para a Beira Mar, o planejamento inclui a conclusão do projeto de requalificação da orla, prolongamento da urbanização do Riacho Maceió até a Rua Canuto de Aguiar, melhoria dos espaços de embarque e desembarque para os veículos de turismo, nos hotéis e pontos turísticos, sinalização de balneabilidade das praias, além de píer nos espigões, adequados às embarcações.

Com foco na capacitação, a Setfor pretende desenvolver o selo de qualidade para taxistas e estabelecimentos comerciais, cursos para taxistas, campanhas voltadas para atender bem ao turista, parcerias com Unifor, Sebrae, Sesc, Senai, ABIH e Abrasel e ainda habilitar os permissionários de todos os mercados públicos. “O Sebrae já realiza esse trabalho em parceria com a Prefeitura, no Mercado São Sebastião. Em abril, iniciaremos no Mercado dos Peixes. Após passarmos por todos os equipamentos, lançaremos a 'Rota dos Mercados', promovendo, além desses, o Mercado Central, dos Pinhões e a Monsenhor Tabosa”, destacou Alexandre Pereira.

No eixo Praia do Futuro, a prioridade será ordenar e adequar o local, de acordo com a decisão da Justiça, no processo sobre a retirada das barracas. Outras ações previstas são o plantio de árvores na Praça Dom Hélder Câmara; campanhas de conscientização da coleta de lixo e pontos de coletas seletivas; implantação de postos de salva-vidas; sinalização de balneabilidade da praia; canal de interação entre a polícia, guias de turismo, hotéis e taxistas, além da criação da ZIT (Zona de Interesse para o Turismo).

Outros projetos destacados no Planejamento, lançamento de aplicativo e portal do turismo; implantação do Fórum de Turismo entre as Secretarias de Turismo de Fortaleza e Região Metropolitana; estratégias para feiras e eventos internacionais; implantação de ouvidoria para turistas; balcão de informações no Aeroporto Internacional Pinto Martins; ações voltadas para setor corporativo; ampliação de parcerias e convênios; calendário de eventos da cidade, ônibus turístico, entre outros.