A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), realizou, na tarde desta sexta-feira (05/11), a assinatura do Protocolo de Intenções entre as Secretarias Municipais e Guardas da Região Metropolitana. O objetivo é integrar ações de formação e atuação das guardas municipais de Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Horizonte, Caucaia, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante e Paraipaba.
Assista à matéria da TV Terra do Sol
A assinatura do Protocolo de Intenções possibilita a interação interinstitucional entre os municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza. "A parceria representa cerca de 4 milhões de habitantes e, com a união do efetivo dos 14 municípios, mais de 3 mil agentes que estão nas ruas preservando o patrimônio e garantindo a segurança da Região Metropolitana. Este é um esforço que vai gerar muitos benefícios por meio do compartilhamento de informações, da economia de escala na aquisição de equipamentos, além da distribuição de tecnologia e qualificação. É um importante passo para consolidar a segurança do povo cearense", airmou o prefeito José Sarto.
Ou seja, as instituições passam a compor parceria para a padronização de capacitações continuadas, transferência de informações, dados e estatísticas, e investimentos nas estruturas essenciais para o desenvolvimento das atividades como forma de contribuir para a segurança cidadã dos municípios envolvidos.
Além do prefeito de Fortaleza, o evento contou com a presença do secretário da Sesec, coronel Eduardo Holanda; do diretor geral da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetor Marcilio Távora; do diretor adjunto da Guarda Municipal, inspetor Fábio Aquino; e de prefeitos municipais e respectivos secretários de segurança dos municípios de Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Horizonte, Caucaia, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante e Paraipaba.
Para o secretário de segurança cidadã, coronel Eduardo Holanda, a Guarda Municipal de Fortaleza passa, portanto, a colaborar para que o cidadão se sinta cada vez mais seguro. "Fortaleza possui guarda consolidada com mais de 60 anos de serviços prestados, além de uma academia de formação em segurança cidadã, da qual o guarda sai com a formação que a Secretaria Nacional de Segurança preconiza e está, agora, à disposição dos parceiros. Assim como outras cooperações que temos como a abordagem humanizada pela Cruz Vermelha. A ideia é que todas as guardas se fortaleçam e também possam integrar suas operações", explicou.
Um exemplo de município beneficiado pela iniciativa é Itaitinga. A cidade possui mais de 38 mil habitantes e faz limite com seis outras, conforme o prefeito Paulo César Arrais. O gestor acredita que a parceria com as guardas da Região Metropolitana de Fortaleza irá contribuir para a segurança da região. "Como temos um efetivo bem pequeno e que ainda está iniciando a formação, a integração compartilhará inteligência e integrará operações para fazer esse intercâmbio muito mais proveitoso. Não se faz segurança pública de forma isolada. Este é um momento muito importante e inovador", pontuou.