10 de September de 2015 em Social

Prefeitura beneficia população com atendimento online do Cadastro Único

Com o novo procedimento completamente online, a manutenção dos dados é realizada diretamente na base nacional


As pessoas que buscam ser inseridas no Cadastro Único são atendidas em 20 minutos

Com o objetivo de facilitar e reduzir o atendimento à População que busca inserção em programas sociais, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), está implantando nas unidades de atendimento da Assistência Social o Cadastro Único Online.

Com o novo procedimento completamente online, a manutenção dos dados é realizada diretamente na base nacional, garantindo a unicidade e uma coleta de dados mais segura e consistente. Além disso, as unidades adquirem uma maior capacidade de atendimento diária. Para garantir a implantação do atendimento, a Setra está atualizando e ampliando o parque tecnológico das unidades, bem como a reestruturação da rede de dados e o aumento do link de internet, garantindo a qualidade do serviço.

Na fase experimental, que teve inicio em março, foram contempladas com a ação três unidades de atendimento: Vapt Vupt (Messejana), CRAS Couto Fernandes e CRAS Barra do Ceará. Nestas unidades já é possível identificar que o tempo de atendimento à população foi reduzido. As pessoas que buscam ser inseridas no Cadastro Único são atendidas em 20 minutos. Antes o tempo era equivalente ao dobro, ou seja, 40 minutos.  Já para os beneficiários que buscam apenas a revalidação do cadastro, o tempo de atendimento foi reduzido de 30 para 20 minutos e o agendamento foi extinto.

Na segunda fase do Projeto, iniciada no último mês de junho, o serviço foi ampliado para os Núcleos do Cadastro Único, localizados nas seis Secretarias Regionais. Em agosto, foi iniciada a terceira e última fase do projeto, que visa beneficiar as outras 24 unidades de atendimento da Setra, localizadas nos Centros de Referência da Assistência Social.  A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2016 todas as unidades estejam trabalhando com o atendimento online.

Cadastro Único
O Cadastro Único é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no país. É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Brasil Carinhoso, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida e outros programas habitacionais do Ministério das Cidades, Passe Livre para pessoas com deficiência e Carta Social.

Prefeitura beneficia população com atendimento online do Cadastro Único

Com o novo procedimento completamente online, a manutenção dos dados é realizada diretamente na base nacional

As pessoas que buscam ser inseridas no Cadastro Único são atendidas em 20 minutos

Com o objetivo de facilitar e reduzir o atendimento à População que busca inserção em programas sociais, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), está implantando nas unidades de atendimento da Assistência Social o Cadastro Único Online.

Com o novo procedimento completamente online, a manutenção dos dados é realizada diretamente na base nacional, garantindo a unicidade e uma coleta de dados mais segura e consistente. Além disso, as unidades adquirem uma maior capacidade de atendimento diária. Para garantir a implantação do atendimento, a Setra está atualizando e ampliando o parque tecnológico das unidades, bem como a reestruturação da rede de dados e o aumento do link de internet, garantindo a qualidade do serviço.

Na fase experimental, que teve inicio em março, foram contempladas com a ação três unidades de atendimento: Vapt Vupt (Messejana), CRAS Couto Fernandes e CRAS Barra do Ceará. Nestas unidades já é possível identificar que o tempo de atendimento à população foi reduzido. As pessoas que buscam ser inseridas no Cadastro Único são atendidas em 20 minutos. Antes o tempo era equivalente ao dobro, ou seja, 40 minutos.  Já para os beneficiários que buscam apenas a revalidação do cadastro, o tempo de atendimento foi reduzido de 30 para 20 minutos e o agendamento foi extinto.

Na segunda fase do Projeto, iniciada no último mês de junho, o serviço foi ampliado para os Núcleos do Cadastro Único, localizados nas seis Secretarias Regionais. Em agosto, foi iniciada a terceira e última fase do projeto, que visa beneficiar as outras 24 unidades de atendimento da Setra, localizadas nos Centros de Referência da Assistência Social.  A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2016 todas as unidades estejam trabalhando com o atendimento online.

Cadastro Único
O Cadastro Único é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no país. É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Brasil Carinhoso, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida e outros programas habitacionais do Ministério das Cidades, Passe Livre para pessoas com deficiência e Carta Social.