A Guarda Municipal de Fortaleza completou, nesta segunda-feira (10/07), 58 anos de fundação. Em virtude da data comemorativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), vem realizando diversas atividades a fim de promover integração entre servidores e comunidade. Na tarde desta segunda-feira, a 25ª Circunscrição de Alistamento Militar (25ª CSM) foi palco de cerimônia oficial de comemoração, que contou com a presença de cerca de 300 profissionais da Guarda. Dentre os presentes na Formatura Oficial, nomenclatura atribuída à solenidade, estiveram o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o secretário da Sesec, Antônio Azevedo; além de diversas autoridades municipais e estaduais.
Na ocasião, Moroni Torgan destacou a importância da atuação da entidade, criada em 10 de julho de 1959, na gestão do prefeito Manuel Cordeiro Neto, com a missão de proteger o patrimônio público e os fortalezenses. O vice-prefeito adiantou, ainda, que haverá expansão das ações no tocante à proteção comunitária.
“Nós temos um carinho e uma grande gratidão à Guarda Municipal de Fortaleza. São 58 anos durante os quais ela presta serviços à comunidade junto a postos de saúde, hospitais e escolas. Agora, entraremos em uma nova fase, que é usar a Guarda para a proteção comunitária. Nós estamos preparando um curso nesse sentido porque já foi liberado todo o procedimento pela Câmara dos Vereadores acerca do plano de segurança e do Conselho Municipal de Proteção Comunitária. Agora, estamos regulamentando por meio do Prefeito. Enquanto isso, estão sendo realizados processos licitatórios a respeito das torres de segurança, dos equipamentos, da tecnologia envolvida no âmbito municipal e estadual. Nós estamos nos preparando para entrar, definitivamente, na proteção comunitária, das famílias, das crianças, dos jovens, do pai, da mãe de família. Vamos equipar e treinar a Guarda para isso. Nosso povo irá reconhecer o sangue azul marinho. Não derramado, mas na labuta do dia a dia, para evitar que o crime aconteça. A Guarda fará parte de plano que é o resumo que é o que existe de melhor no mundo inteiro em termos de tecnologia e preparação”, esclareceu.
Para a finalidade, os fortalezenses contarão com o atual efetivo da GMF, composto por 217 inspetores, 456 subinspetores e 1.511 guardas, agregando esforços às iniciativas voltadas a inspetorias Cidadãs e Especializadas, por meio de estratégias educativas, preventivas e ostensivas já desenvolvidas nos parques, praças, prédios públicos, praias, terminais de ônibus e eventos.
A programação comemorativa, que vem se estendendo desde a semana passada, oferecerá, ainda, a exposição “Guarda Municipal de Fortaleza Protetora e Cidadã”. Além de expor modelos de fardamentos, viatura, moto e equipamentos de proteção individual, ocorrerão apresentações artísticas de servidores e do teatro de fantoches que é apresentado nas escolas municipais.
O diretor Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Rômulo Reis, convidou à população a visitar a exposição, que permanecerá no Shopping Benfica de 10 a 16 de julho. “A gente convida a população a prestigiar parte da história da Guarda. Estamos aqui para mostrar que a Guarda Municipal é parceira da população fortalezense”, enfatizou.