Em continuidade ao Ciclo de Planejamento Participativo para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), a Prefeitura de Fortaleza informa que a população pode preencher, até o próximo domingo (06/03), o formulário eletrônico do PLDO 2023. O objetivo da consulta é receber da sociedade as propostas prioritárias para a cidade que podem ser executadas em 2023.
O formulário é uma das atividades do Ciclo de Planejamento Participativo e conta com propostas priorizadas por temas. Além dele, também foram realizadas 12 audiências públicas virtuais, com público dividido por Secretaria Executiva Regional. Em cada audiência, os participantes elegeram as principais demandas de cada bairro de Fortaleza.
Após as consultas, as pautas eleitas irão compor o PLDO, que deverá ser apresentado à Câmara Municipal. “A participação da sociedade civil é imprescindível para que o orçamento do município seja distribuído de maneira a contemplar os pleitos da nossa cidade. As pessoas, cientes das suas necessidades, vão poder se manifestar no que diz respeito às prioridades da cidade”, afirma a titular da Coordenadoria da Participação Social, Natália Rios.
Para a técnica em planejamento público da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Isabella Veloso, “a participação social na elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) é fundamental para que este instrumento de planejamento público seja construído à luz das necessidades reais da população do município de Fortaleza”, destaca.
Ciclo de Planejamento Participativo
O Ciclo de Planejamento Participativo é um processo da gestão municipal no qual a população é inserida para que possa apontar suas ações prioritárias na elaboração do PLDO, assim como também priorizar e sugerir ações com foco em seus territórios na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O ciclo garante a representatividade da sociedade civil no planejamento das ações da Gestão Municipal através da participação popular.
O Ciclo é uma realização da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), por meio das Secretarias Executivas Regionais e da Coordenadoria de Participação Social (CPS), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).