A Prefeitura de Fortaleza alcançou, entre junho de 2018 e outubro de 2024, a marca de aproximadamente 140 mil atendimentos veterinários itinerantes, incluindo castrações, consultas clínicas e vacinações. Com capacidade de atendimento ampliada, o Vetmóvel promove a saúde pública e o controle populacional dos animais, fortalecendo o apoio à causa animal na cidade. O equipamento, que já passou por 61 dos 121 bairros de Fortaleza, é gerenciado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa).
O Vetmóvel Fortaleza realizou mais de 59 mil castrações em cães e gatos, 50 mil consultas clínicas para animais domésticos e resgatados por protetores e abrigos, além de aplicar mais de 28 mil doses de vacina antirrábica. Números que reforçam a importância das ações desenvolvidas pela gestão municipal em prol da causa animal.
“A procura é muito grande, então é essencial que essas atividades cheguem aos bairros. É um trabalho pioneiro e divisor de águas, porque quando cuidamos dos animais nas comunidades, nós estamos cuidando também das pessoas que moram nesses bairros”, destaca o coordenador de Proteção e Bem-estar Animal de Fortaleza, Ricardo Garcia.
Uma das pessoas beneficiadas com os serviços do Vetmóvel foi o estudante William de Sousa Gomes, morador do bairro São João do Tauape. Durante uma ação da Coepa no Parque Rio Branco, ele aproveitou para vacinar sua cadela, a Amora. “Eu acho muito importante estar com um quadro de vacina completo. Aqui, a veterinária não só vê a questão da vacina, mas avalia toda a saúde do animal. Da mesma forma que a gente prioriza, tomando a vacina, é muito importante a gente cuidar dos nossos animais também e ter essa atenção com eles”, declara o tutor.
Para a protetora independente Mafra Muniz, o serviço tem impacto direto no bem-estar de todos os animais. "Eu faço um trabalho voluntário, pegando animais com pessoas que não tem condições de trazer. Esses dias eu tenho trazido muitos animais para castrar, e é bom porque tem uma repercussão lá na frente, uma diminuição na quantidade de animais de rua", relata. A esterilização é o principal método de prevenção de ninhadas indesejadas, método que diminui o contingente de cães e gatos abandonados.
Atendimento
O Vetmóvel funciona de segunda a sexta-feira e são distribuídas 20 fichas pela manhã (07h às 12h) e mais 20 à tarde (13h às 16h), totalizando 40 vagas, preenchidas por ordem de chegada. É necessário que o tutor apresente RG, CPF e comprovante de endereço de Fortaleza para o atendimento. Cães devem estar com guia, coleira e focinheira, enquanto gatos precisam ser levados dentro de caixas de transporte adequados.
De forma itinerante, o equipamento atualmente está presente nos bairros Presidente Kennedy e Mondubim, oferecendo castrações e consultas clínicas. Os procedimentos de esterilização são disponibilizados após cadastro por meio do telefone 156 (opção 6) ou do site do Vetmóvel. Para verificar a situação do cadastro, tutores e protetores independentes podem entrar em contato com a Coepa através do WhatsApp, utilizando os números (85) 9 8814-8056 e (85) 9 8439-4695.
Vetmóvel - Cuca Mondubim
Local: Rua Glauco Lobo, s/n (entrada pela Rua Santa Marlúcia)
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 12h e das 13h às 16h
Vetmóvel - Presidente Kennedy
Local: estacionamento do Shopping RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio, 3100)
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 7h30 às 12h e das 13h às 16h)