Com o projeto “Construção e avaliação de álbum seriado para Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Primária à Saúde”, a Prefeitura de Fortaleza ficou em primeiro lugar na modalidade 1 do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” – 2022, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE).
O concurso nacional, cuja cerimônia de premiação ocorreu em Brasília, incentiva a produção técnica, científica, cultural e artística que tenha impacto na promoção do uso racional de medicamentos, em especial, com aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, avalia o desenvolvimento de experiências que contribuíram para o aprimoramento da temática.
“Temos desenvolvido diversas ações para conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre o uso correto dos medicamentos, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. O uso incorreto de medicamentos pode ocasionar diversos efeitos indesejáveis e complicações à saúde dos indivíduos. Precisamos debater sobre essa temática e levar informação de forma acessível para todos”, enfatiza Nívia Tavares, coordenadora de Assistência Farmacêutica da SMS.
Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME)
Ainda como forma de conscientizar sobre o uso racional de medicamentos, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, de forma virtual, a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), na qual os usuários podem acessar a lista de medicamentos disponibilizados pelo SUS e seus locais de distribuição. Além disso, o documento norteia a prática farmacológica, possibilitando que os profissionais de saúde tenham acesso a informações que auxiliam na adequação dos remédios às condições clínicas dos pacientes, em dose, tempo e custo adequados.