A Prefeitura de Fortaleza está ampliando projetos de mobilidade urbana e realizando obras de requalificação viária em diversas regiões da cidade, beneficiando pedestres, pessoas com mobilidade reduzida, ciclistas e o trânsito geral de veículos. Nestes primeiros 50 dias da gestão do prefeito José Sarto (PDT), já foram implantadas mais de 8 km de infraestruturas cicloviárias, 150 novos paraciclos, 1.545 novos pontos de luz, além da readequação de velocidade em importantes vias, nova sinalização e criação de binários.
Com serviços executados em parceria por diferentes órgãos da gestão municipal, como Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as intervenções têm o objetivo de melhorar a circulação de pessoas na cidade, assim como a convivência e a ocupação da população nesses locais.
A designer de moda Andréa Bezerra costuma fazer seus deslocamentos pela cidade de bicicleta e ressalta a importância da boa estrutura cicloviária. “Eu comecei a usar a bike em 2014 e para mim foi bem difícil no começo porque quase nenhuma rua tinha ciclofaixa. Hoje em dia, meu deslocamento diário é feito quase 100% por ciclofaixa. Percebo que atualmente os espaços destinados aos ciclistas estão aumentando cada vez mais”, comenta.
Malha Cicloviária
De janeiro até agora, já foram implantados cerca de 8,3 km de novas infraestruturas cicloviárias na Cidade, garantindo, assim, mais segurança aos ciclistas. Desse total, cerca de 3,4 km de novas ciclofaixas foram entregues no bairro Cidade dos Funcionários (Regional 6) e adjacências, contemplando as ruas José Alves Cavalcante, Chico Lemos e Cônego Braveza. Também nesse período, foi implantada uma nova ciclovia de cerca de 2,7 km de extensão na Avenida Leste-Oeste (Regional 1). Com 2,2 km de extensão, uma nova ciclofaixa bidirecional foi implantada na Rua Nogueira Acioli, no Centro.
150 novos paraciclos
A AMC iniciou, no dia 9 de fevereiro, a implantação de novos paraciclos. Do lote de 350 previstos, já estão instalados 150 novos paraciclos em diferentes regiões da cidade. Os novos equipamentos estão sendo contemplados nas proximidades de postos de saúde, Cucas, escolas, microparques urbanos, estações de bicicletas compartilhadas, Areninhas, praças, órgãos públicos e demais áreas com grande concentração de público.
Iluminação pública
De janeiro até agora, já foram implantados 1.545 novos pontos de luz na cidade e outros 2.959 pontos foram modificados de luz amarela para luz branca, beneficiando vias dos bairros Aerolândia, Aeroporto, Autran Nunes, Barra do Ceará, Bela Vista, Benfica, Bonsucesso, Cajazeiras, Carlito Pamplona, Centro, Cidade dos Funcionários, Dias Macedo, Dom Lustosa, Engenheiro Luciano Cavalcante, Farias Brito, Fátima, Granja Lisboa, Itaperi, Jacarecanga, Jardim das Oliveiras, José de Alencar, Meireles, Messejana, Mucuripe, Olavo Oliveira, Papicu, Parque Santa Maria, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Presidente Kennedy, São João do Tauape, Sapiranga, Varjota e Vila Ellery.
Mutirão de sinalização no bairro José Walter
O bairro José Walter (Regional 8) está recebendo um mutirão de sinalização. De janeiro até agora, cerca de 70 cruzamentos já foram revitalizados, além de três novos semáforos instalados e uma travessia elevada implantada.
Novo binário no bairro Cidade dos Funcionários
Começou a funcionar na Cidade dos Funcionários um novo binário nas ruas Chico Lemos e Cônego Braveza. Com a mudança, a Rua Chico Lemos passou a operar no sentido norte/sul entre a Av. José Leon e a Rua Marechal Lott, enquanto a Rua Cônego Braveza concentra o fluxo no sentido contrário sul/norte entre a Rua Marechal Lott e a Rua José Alves Cavalcante.
Readequação da velocidade
Considerado um dos principais fatores de risco para acidentes com alto índice de severidade, o excesso de velocidade é o comportamento inadequado mais cometido pelos motoristas cearenses. Nesse sentido, a gestão municipal contemplou diferentes vias com essa medida, sendo elas as avenidas Leste-Oeste, José Leon e Dom Luís, além da Rua Vereador Pedro Paulo. A AMC também tem realizado ação educativa para conscientizar o respeito à faixa de pedestres e o cuidado com os usuários mais vulneráveis a acidentes.
Requalificação da Avenida Mozart Lucena
Na Avenida Mozart Lucena (Regional 1), as obras em andamento, executadas pela SCSP, ocorrem em dois trechos, como parte do programa Meu Bairro Empreendedor, idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que visa o fomento da economia local por meio da melhoria da circulação de mais de 120 mil pessoas na área. Em um dos trechos, entre a Rua Rio Juruá e a Av. Benu Marcondes, a Avenida Mozart Lucena já recebeu 700 metros de requalificação do canteiro central. Já no trecho entre as avenidas Benu Marcondes e Major Assis, já foram requalificados 200 metros da calçada oeste da Avenida Mozart Lucena e foi implantado piso intertravado na pista no sentido praia-sertão.
Requalificação da Avenida José Bastos
Também com intervenções em execução, realizadas em parceria entre a SCSP e a Seinf, a Avenida José Bastos (Regional 4), no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Domingos Olímpio, está recebendo a implantação de cerca de 6 km de nova infraestrutura cicloviária, pavimentação em concreto nos pontos de ônibus, fresa, recape e nova sinalização. Além disso, o canteiro central está sendo requalificado para receber ciclovia bidirecional.