A Prefeitura de Fortaleza vem executando diversas obras e ações para ampliar e otimizar a Rede Municipal de Saúde. Na Atenção Primária foram entregues 30 novos postos de saúde e outros 85 foram reformados ou ampliados. Houve um aumento de 43,35% para 70% na cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), acompanhado da criação do Médico da Família Fortaleza, com a convocação de 210 profissionais, e de 18 Núcleos de Desenvolvimento Infantil.
Foi inaugurado o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), com 203 novos leitos, totalizando 664 leitos com a primeira unidade hospitalar. Foram contratados 2.175 profissionais via concurso público para o IJF e outros 2.514 via seleção pública.
A Prefeitura entregou, em 2020, o Hospital da Criança de Fortaleza, unidade que amplia em 266% a capacidade de internamento pediátrico no Município, que passou de 150 para 550 internações por mês.
Também foi feito um plano de reforma dos Hospitais Gonzaguinhas e Frotinhas. No Frotinha da Parangaba foi entregue um novo Centro Cirúrgico, nova emergência e enfermaria. As obras dos Frotinhas do Antônio Bezerra do Gonzaguinha da Barra do Ceará já foram totalmente finalizadas. Por sua vez, o Frotinha e o Gonzaguinha de Messejana, e o Gonzaguinha do José Walter seguem em obras.
O Hospital da Mulher agora possui um Centro Ecumênico e um Centro de Pesquisa, Estudo e Aperfeiçoamento. No total, o Município é responsável por gerir nov hospitais da Rede Secundária e um hospital da Rede Terciária, o IJF, referência Estadual em politraumatizados.
Para além da assistência hospitalar, a Prefeitura entregou quatro Policlínicas nos bairros Jóquei Clube, Passaré, Jangurussu e Bonsucesso.
Atualmente, são seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) próprias do município, que não existiam antes da atual gestão. As UPAs estão localizadas nos bairros Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu e Edson Queiroz.
Fortaleza também possui, hoje, cinco novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo dois para o atendimento Álcool e Drogas e três Unidades de Acolhimento. Foi também realizado o primeiro concurso público específico para saúde mental.
A Prefeitura passou a distribuir medicamentos nos postos de saúde, onde são disponibilizadas 84 opções da Atenção Primária e outras 34 da Saúde Mental. Há, ainda, sete centrais de distribuição nos terminais de ônibus.