A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na tarde desta terça-feira (19/06), em entrevista coletiva no Paço Municipal, o plano operacional a respeito da segurança, trânsito e transporte público da XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. O evento acontece no próximo domingo (24/06), na Avenida Beira Mar.
Estiveram na coletiva representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), órgãos responsáveis pelo planejamento tático operacional do ato de mobilização.
Segurança
A segurança do evento será feita pela Polícia Militar, que atuará com um efetivo de 105 policiais dispersos pelos cruzamentos dos entornos, nos calçadões da Avenida Beira Mar e durante o percurso. Serão disponibilizadas sete viaturas e nove motos patrulhas. Além disso, a Polícia Civil se manifestou para dar apoio e reforço para a Polícia Militar, reforçando o efetivo com 29 policiais civis e sete disponíveis para qualquer incidente. Estará presente no evento uma ambulância do Corpo de Bombeiros. O órgão também fará a vistoria dos trios elétricos. Quatro bombeiros militares e duas viaturas de fiscalização também participam do plano operacional.
Trânsito
A Guarda Municipal atuará nos eixos de fiscalização, salvamento aquático e acompanhamento do evento em geral, disponibilizando um total de 54 guardas municipais nas diversas funções. Além disso, a AMC dará apoio no trânsito do entorno desde o dia anterior (23/06), ajudando no estacionamento dos trios e organizando e monitorando o fluxo local, visando minimizar os impactos no entorno. "Recomendamos o uso dos transportes públicos ou compartilhados, para facilitar o acesso ao local. Além disso, peço que todos respeitem os espaços públicos, seguindo as leis e normas de segurança”, afirmou Wellington Cartaxo, representando a AMC.
Transporte público
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá 41 ônibus extras à disposição em sete terminais de integração, a partir de 10h de domingo (24/06) à 1h de segunda (25/06). Como o evento acontece em um domingo, os passageiros poderão usufruir do benefício da Tarifa Social, e irão pagar R$ 2,80 (inteira) e R$ 1,20 (tarifa estudantil) nas passagens de ônibus e vans.
Neste ano, a Parada pela Diversidade Sexual do Ceará tem como tema “O genocídio continua! A luta é todo dia, por Dandara, Marielle e por todas!”. Além do evento, uma programação alusiva ocorre durante todo este mês, pois em 28 de junho é comemorado o Dia Municipal da Consciência LGBT. Estão previstas rodas de conversas, seminários, manifestos e eventos em prol da causa.
À frente da realização do evento, Dário Bezerra, coordenador de projetos políticos do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), ressaltou a importância do ato. “Quando colocamos uma temática em que denunciamos o genocídio, um extermínio de uma população, isso passa a ser muito além da celebração da vida, isso passa a ser um grito de luta de todo um grupo que sofre cotidianamente. Então, a minha expectativa maior é a sensibilização da sociedade em um geral para essa problemática, é fazer com que o maior número de sujeitos, independentemente de sua orientação sexual, se envolvam nesse processo de garantia de direitos e cidadania plena e dos direitos humanos”, afirmou.
A Parada pela Diversidade Sexual tem como objetivo contribuir para o empoderamento e para a mobilização política da população LGBT, visibilizando suas bandeiras de luta. O evento é realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e conta com as parcerias da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, pertencente à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), órgãos governamentais e Movimento Social LGBT.
Serviço
XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará
Data: 24/06 (Domingo)
Programação oficial:
15h - Concentração (em frente à Barraca do Joca - Hotel Beira-Mar)
16h30 - Hino Nacional
17h20 - Saída da Parada
18h Minuto de silêncio e protesto contra a LGBTfobia
18h30- Continuação do percurso
22h- Encerramento (antes do Aterro da Praia de Iracema)