Em Fortaleza, 1.158.246 pessoas tomaram a primeira dose contra a Covid-19, dentre as quais, 358.767 foram imunizadas com as duas doses. Os números da campanha de vacinação foram atualizados em live diária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (02/07).
Na fase atual da campanha, direcionada à população em geral, com aplicação das doses em esquema escalonado por idade, 470.331 fortalezenses foram vacinados.
Agendados para o fim de semana
Somente nesta sexta-feira (02/07), mais de 31 mil pessoas estão agendadas para receber a vacina no Município. A Prefeitura de Fortaleza disponibilizará a listagem dos agendados para sábado e domingo 03 d (04/07) ainda nesta sexta-feira, informou a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia.
A população que tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e está com o vencimento da segunda dose previsto para este mês de julho pode ter a data do agendamento antecipada. Portanto, é necessário acompanhar a situação pela plataforma Vacine Já (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/) , ou pelas listas publicadas no site Coronavírus Fortaleza (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-agendados-vacinacao.html). Devido a problemas técnicos, a Prefeitura suspendeu o envio dos avisos pelo WhatsApp.
Além disso, idosos cadastrados no Saúde Digital que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar qualquer centro de vacinação para receber o imunobiológico.
Lactantes
Respondendo a dúvidas enviadas pela internet, Aline Gouveia explicou que lactantes e puérperas estão autorizadas a receber as vacinas CoronaVac e Pfizer, por determinação Ministério da Saúde.
O órgão também orienta para que as lactantes permaneçam amamentando, já que não há contraindicação da vacina nestes casos. Assim como também é permitida a doação de leite humano de lactantes que tomaram a vacina.
Mudança de estado ou município
Caso a pessoa tenha tomado a primeira dose contra a Covid-19 em outro estado ou município e tenha mudado para residência em Fortaleza, é necessário fazer o cadastro no Saúde Digital para estar apto a receber a vacina.
Menores de 18 anos
O Ministério da Saúde ainda não liberou a vacinação para pessoas menores de 18 anos. Todavia, a SMS recomenda o cadastro de todos no Saúde Digital, para que, ao ser autorizada, haja banco de dados para dar início à vacinação desse público.
Quem pegou Covid-19
Se ao chegar a data do agendamento da vacina a pessoa estiver com Covid-19, deve-se aguardar 30 dias, contados a partir do primeiro dia dos sintomas da doença, para então receber a dose.