O prefeito Roberto Cláudio se reuniu, na tarde desta quinta-feira (20/09), com os órgãos e as empresas envolvidas no Projeto Novo Centro. Dentre os presentes, estiveram representantes da Enel, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, o titular da Secretaria Regional do Centro, Adail Fontenele, apresentou um balanço da primeira etapa do Projeto, tratando de tópicos como o cadastro de ambulantes da Praça do Ferreira e a implantação de novo calçamento na Rua Guilherme Rocha, no trecho compreendido entre as ruas General Sampaio e Major Facundo.
De acordo com o cronograma de execuções, o prazo das obras, em andamento desde agosto deste ano, está previsto para o dia 23 de novembro. A maior parte das intervenções envolvidas nesta primeira fase da reforma deverá ocorrer aos domingos e às segundas-feiras, dias de menor movimentação na região. As datas estipulados atendem, portanto, à solicitação do terceiro setor e garantem a execução das atividades natalinas.
“Esperamos que, até o fim de novembro, época em que se inaugura o Natal de Luz da Praça do Ferreira, os três quarteirões estejam prontos. Vamos fazer uma reforma radical com substituição de todos os elementos de energia e esgoto, de forma que deem um aspecto visual bonito ao bairro”, destacou Adail Fontenele, reforçando que, no segundo trecho das obras, os comerciantes serão temporariamente deslocados para a Praça José de Alencar.
Na oportunidade, o Secretário explicou, ainda, a logística que deverá ser implantada no tocante aos comerciantes. “Vamos agrupar em quatro os comerciantes que trabalham lá. Hoje, o número de ocupantes é muito maior do que o que vai ser permitido. Nós estamos fazendo o levantamento em cada quarteirão, identificando aquelas pessoas que estavam há mais tempo e aqueles que já tinham permissão de uso dos espaços”, acrescentou, adiantando que, no dia 4 de outubro, será definida, por meio de pregão presencial, a construção e a montagem de 100 quiosques metálicos para acomodá-los.
De acordo com o Prefeito, o objetivo é implantar, a partir de projeto-piloto, soluções viáveis para a reorganizar a Cidade. “Nós pretendemos regularizar e ordenar o comércio nessas áreas, melhorando o aspecto estético, colocando calçadões novos, modernos, com padrões internacionais. Com isso, ganha o ambulante, o comerciante e o Centro da Cidade. Este é um protótipo que a gente pode levar, inclusive, para outros espaços da Cidade”, afirmou.