A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) realizou, nesta sexta-feira (11/05), o Workshop Geotecnologias Aplicadas ao Cadastro Territorial Multifinalitário de Fortaleza. O evento teve por objetivo apresentar aos gestores e equipes técnicas municipais as geotecnologias e produtos da base cartográfica adquirida, suas aplicabilidades junto ao Sistema de Informação Territorial de Fortaleza (Sitfor) e ao Sistema de Informações Geográficas. O workshop também contou com palestras relacionados ao Cadastro Territorial Multifinalitário, as geotecnologias aplicadas aos cadastros municipais e as novas tendências na área de mapeamento e cadastro.
De acordo com o titular da Sefin, Jurandir Gurgel, a proposta do seminário surgiu após a finalização do geomonitoramento de Fortaleza. Uma empresa foi contratada para realizar capturas de imagens aéreas feitas em avião, semelhante a fotos de satélites, mapeando toda a Cidade. Com isso, a Prefeitura de Fortaleza tem 90% dos imóveis de Fortaleza georreferenciados. “O levantamento vai permitir núcleo de base de dados para que cada secretaria use para suas finalidades. O trabalho vai permitir controle de enchente, mapear as áreas verdes, ser usado para prevenir a violência e identificar as edemias na saúde, por exemplo. Permite uma gama de possibilidades, basta que as secretarias possam visualizar suas funcionalidades para suas áreas”, explicou o secretário.
Os dados coletados têm precisão métrica e aquisição de novas geotecnologias como: mapeamento móvel terrestre em 360º; nova base altimétrica do município com tecnologia laser, que captura a altura precisa do imóvel e do terreno; e a construção da nova Rede de Marcos Geodésicos municipal para apoio de levantamento topográfico, em atendimento as exigências nacionais para georefernciamento de imóveis. Segundo Élcio do Nascimento, chefe de geoprocessamento da Sefin.
Dados para desburocratizar
A partir dos dados coletados do Cadastro Territorial Multifinalitário, o Fortaleza Online foi viabilizado. Com o programa, documentos que antes demoravam de 60 a 120 dias para serem emitidos, hoje ficam disponíveis em apenas 48 horas. As autorizações e licenças são expedidas de forma imediata e gratuita.
“Essa tecnologia é muito importante para a Cidade. O Fortaleza Online se origina pelo número do IPTU e, quando você se cadastra, já aparece seu terreno. Em seguida o sistema pergunta a finalidade do terreno, se será para o uso de uma padaria ou de uma academia, por exemplo, e em seguida o programa vai dizer se é permitido ou não. Depois o cidadão vai pedir os outros serviços que o Fortaleza Online oferece, como a licença do alvará de funcionamento. Tivemos um salto de 2013 até hoje porque, agora, todas as secretarias entenderam que precisam andar juntas nesses dados. É a integração do cadastro, saber das necessidades da cidade, é informação”, afirmou a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz.