A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Executiva Regional 5, irá articular estratégias participativas de incentivo à cultura de paz no bairro Granja Portugal ao lado do Governo do Estado. A parceria foi discutida em reunião na última quinta-feira (08/12), na sede da Regional, no bairro Bom Jardim. A equipe da Vice-Governadoria apresentou o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Estado. A Granja Portugal vai receber, em breve, uma unidade do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz), que gerencia projetos específicos junto aos segmentos mais afetados pela violência no território.
"É com muita alegria que vamos receber esse investimento na Granja Portugal. Uma oportunidade para compreendermos melhor essa dinâmica sobre a indesejada violência em nosso território. A Prefeitura, de mãos dadas com o Governo do Estado, focada no projeto Ceará Pacífico e na cultura de paz, sem dúvida será um momento de construção de forças para o projeto certo, no lugar ideal", comenta Moacir Soares, secretário da Regional 5.
O PReVio tem o objetivo de diagnosticar as vulnerabilidades do território, por meio do diálogo com as comunidades, além de desenvolver estratégias e projetos de intervenções para reduzir a violência na região. "Hoje é um dia de celebração. O Ceará Pacífico chega ao território pelo PReVio, com ações do projeto Napaz, possibilitando ampliar o acesso às políticas públicas, fortalecimento de direitos, suporte às entidades sociais e grupos informais, como associações e coletivos de juventudes", destaca Pedrita Viana, assessora de Gestão da Vice-Governadoria.
Pedrita ainda ressalta que a unidade do Napaz pretende tratar de várias temáticas no território. "De acordo com as vulnerabilidades eleitas, a gente desenha os projetos de intervenção, como as relações parentais frágeis, evasão escolar, experimentação de álcool e outras substâncias psicoativas, gravidez na adolescência, jovens sem oportunidades de trabalho e renda, adolescentes envolvidos em atos infracionais, infraestrutura, entre outros", finaliza.
A Granja Portugal será o terceiro território coberto pelo Napaz e irá atuar no estreitamento dos vínculos com a comunidade. O Napaz trabalha a articulação institucional, além de acolher projetos protagonizados pela comunidade, como encontros dos idosos, grupos de mulheres, ensaios de grupos de teatro, danças, esportes, entre outros.
A Prefeitura de Fortaleza tem como papel fundamental a articulação, por meio das Secretarias Regionais, garantir a parceria entre as articulações institucionais e comunitárias, bem como por meio do planejamento estratégico e participativo, fortalecendo os fluxos intersetoriais das políticas públicas e das relações territoriais na prevenção à violência e na promoção de uma cultura de paz.
A sede
O projeto-padrão para o prédio do Napaz tem duas salas com capacidade para acomodar até 25 pessoas, cada, equipadas para receber cursos de qualificação profissional, reuniões com a rede de serviços e a rede comunitária do território. Terá uma sala multiuso com capacidade para acomodar até 30 pessoas e equipadas para receber atividades grupais e os projetos já existentes que prestam o atendimento a jovens e adolescentes gestantes, coletivos de juventudes, entre outros.
O novo prédio também terá sala para realização de atendimentos técnicos, individuais e/ou familiar; sala para desenvolvimento do trabalho da equipe do serviço; pátio coberto para realização de atividades e oficinas em grupo; banheiros, cozinha, almoxarifado, espaço de convivência e estacionamento. O endereço da unidade ficará na Rua Urucutuba, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Elpídio