A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta sexta-feira (16/02), acordo de cooperação técnica com Lisboa para o planejamento de ações em conjunto no âmbito da inovação e desenvolvimento sustentável urbano. O documento foi assinado pelo vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Felipe Anacoreta.
De acordo com Batista, as relações institucionais entre os municípios vêm se estreitando há cerca de três anos. “Esse acordo é focado em estratégias de inovação e para desenvolvimento urbano sustentável das cidades no século XXI”, afirma o vice-prefeito.
Na ocasião, estiveram presentes, ainda, o presidente da CML, Carlos Moedas, e o ministro-conselheiro Alberto Luiz Fonseca, da Embaixada do Brasil, além da assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira.
Também nesta sexta-feira, os gestores municipais participaram de reunião com Juliano Féres Nascimento e Guilherme Belli, que estão à frente da Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No encontro, Fortaleza apresentou a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), da qual Élcio Batista é presidente, e os representantes da Embaixada do Brasil em Portugal demonstraram interesse em também formalizar a criação uma rede lusófona com instâncias de planejamento.
Ainda na capital portuguesa, a equipe cearense conhecerá o maior projeto de drenagem urbana de Lisboa para evitar alagamentos na cidade. Em Fortaleza, projetos semelhantes estão em andamento ou em fase de estudos para aumentar a resiliência climática, a exemplo do Proinfra e do Plano de Adaptação e Resiliência Climática.
Agenda
A partir de segunda-feira (19/02), em Maputo, capital de Moçambique, Élcio Batista se reunirá com várias entidades para apresentar iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, como os postos de saúde itinerantes e os Tuk-Tuks dos Remédios, que fazem parte do programa Vem Saúde.
A Prefeitura de Fortaleza também assinará acordos com Luanda, capital de Angola, e, por fim, em Portugal, na cidade de Sines, que está ligada a Fortaleza por uma rede de cabos de fibra óptica, conectando a América do Sul à Europa.
Os compromissos têm como foco fomentar iniciativas de turismo, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente, e são fruto de diálogos iniciados em novembro de 2023, quando Fortaleza foi sede da XXXIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).