A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta terça-feira (02/05), um novo convênio de cooperação técnica com o Sebrae/CE para a ampliação do Programa Fortaleza Capacita. A nova parceria, gerida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), tem o objetivo de dinamizar a economia dos bairros, através de capacitações, consultorias gerenciais e uma programação diversificada com 20 seminários, 20 feiras e dois grandes encontros de negócios.
Como informou o titular da SDE, Rodrigo Nogueira, Fortaleza é a capital que mais capacita no Brasil e a expectativa é ampliar ainda mais os resultados positivos. “Fortaleza é a cidade que mais capacita, isso em termos absolutos. Nos últimos dois anos, nós também fomos a capital que mais gerou empregos de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). E nós sempre procuramos dar a melhor capacitação possível para nossa população, por isso firmamos essa parceria com o Sistema S. A nossa meta é, até 2024, formar mais de 120 mil pessoas”.
A iniciativa, firmada em 2021, já qualificou cerca de 39 mil fortalezenses dos 121 bairros de Fortaleza, ultrapassando a meta de 30 mil estabelecida na época. Com a ampliação, o número subirá para 120 mil empreendedores locais qualificados e 40 mil horas de consultorias realizadas. O novo convênio seguirá até dezembro de 2024 com investimento de R$ 16,5 milhões.
Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, comentou que os programas de qualificação são importantes para o desenvolvimento da economia local e também para a independência financeira dos microempreendedores.
“Este é um programa muito importante para o Sebrae, não apenas para a sede cearense, mas também em nível nacional. Fortaleza é a capital brasileira de maior destaque nesse tipo de projeto que envolve o público da periferia e o fomento do empreendedorismo. A primeira fase do programa deu ótimos resultados e nosso objetivo é ampliar ainda mais, dando insumos para que as pessoas, principalmente mulheres, consigam sua independência financeira e ter uma vida melhor a partir de suas habilidades individuais", destacou.
Teresa Maia é microempreendedora e comercializa acessórios de moda. Ela já participou da capacitação proporcionada pelo programa Nossas Guerreiras, e agora pensa em atingir novos objetivos com o Fortaleza Capacita. “Ter a sua vida financeira melhorada a partir da capacitação é algo a se festejar. Nós, mulheres empreendedoras, precisamos dessas ferramentas para botar para fora nossas ideias. Não existe coisa melhor”.
Jaqueline Pacífico, também empreendedora, relatou que está ansiosa para poder cursar as novas capacitações. “Eu já fiz antes e agora estou com uma expectativa bem alta. Principalmente por causa da parceria com o Sebrae, uma instituição muito respeitada. São cursos de referência”, completou.
A formalização do novo convênio contou com a presença dos secretários Rodrigo Nogueira e Jefferson Maia. Também participaram o superintendente do Sebrae/CE Joaquim Cartarxo e os vereadores Nega do Henrique Jorge, Veríssimo Freitas, Pedro Matos, Claudia Gomes, Mour Taxista, Josivan Clube, Wander Alencar e Luciano Girão.
As primeiras turmas de capacitações gerenciais têm início neste mês de maio com cursos nas áreas como: elaboração de propostas de negócios, finanças, marketing digital, vendas, gestão empresarial e precificação. Os interessados em participar das capacitações gerenciais e consultorias podem entrar em contato pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições para o Programa Fortaleza Capacita poderão ser feitas no site do Fortaleza Capacita.