As obras de requalificação e urbanização em todo o entorno da Lagoa da Messejana chegam à reta final. Com 90% dos serviços concluídos e previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024, a requalificação contempla a urbanização do entorno da lagoa, que possui cerca de 36 mil m² de área e recebe melhorias urbanísticas para proporcionar mais lazer, esporte e incentivo ao convívio social de quem mora e frequenta a região.
As intervenções incluem o restauro da estátua da Índia Iracema, monumento incorporado ao espelho d'água da lagoa e que foi inaugurado em maio de 2004, como parte da comemoração dos 175 anos de nascimento do escritor José de Alencar.
Os serviços preveem intervenções de conservação e restauro para retirar sujidades em toda a sua extensão cromática, remoção da tinta existente e limpeza das áreas internas do monumento sem danos ao espelho d'água da lagoa, que é um bem tombado pelo município de Fortaleza pela Lei nº 9.201 de 27 de maio de 1987.
A empresa especializada também realizará pintura artística da escultura na cor "bronze envelhecido", respeitando as características originais. Na base, a coloração da fibra de vidro terá tons e efeitos visuais, aparentando nuances de pedra (estética visual de pedra ardósia) e envelhecimento, feito, de maneira artesanal, com diferentes tons e graus de coloração de pigmentos e resinas. Ao final, será aplicado o verniz PU Anti-Pichação - resina especial de poliuretano alifático, de proteção contra as intempéries do tempo e ações mecânicas e por terceiros.
Também serão feitos reparos na estrutura de fibra de vidro e instalação da lança, que faz parte do projeto original da escultura, além de toda recomposição hidráulica e elétrica.
Idealizada pelo arquiteto Leonardo Fontenele e criação do artista plástico Alexandre Rodrigues, a escultura "Banho de Iracema" possui 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e pesa 16 toneladas, em fibra de vidro, com estrutura de aço e revestida por uma resina uretânica especial. A modelagem do rosto da estátua foi inspirada na modelo Natália Nara Oliveira Ramos, que foi eleita entre 2.760 candidatas, em concurso promovido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação.
Sobre a obra de urbanização
O projeto de requalificação que acontece no entorno da Lagoa da Messejana contempla a substituição de todo o guarda-corpo que contorna a lagoa, a construção de passeios com piso em intertravado, itens de acessibilidade, paisagismo, mobiliários urbanos, parque infantil, academia ao ar livre e iluminação em LED.
Novos equipamentos também estão sendo construídos no local, como um píer em madeira, Areninha, quadra poliesportiva, pista de skate e quiosques comerciais.