Nesta segunda e terça-feira (07 e 08/08), a Casa da Infância, localizada no Monte Castelo, foi palco de um evento para profissionais que atuam na área de proteção e assistência à infância e adolescência. Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), o curso Prática da Escuta Especializada reuniu diversos especialistas e profissionais da cidade, promovendo um espaço de aprendizado e discussão sobre as melhores práticas no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.
A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil, Equidade e Childhood Brasil. Com proposta de metodologia exclusiva, o curso proporcionou aos participantes uma imersão nas questões práticas relacionadas à escuta especializada.
A programação do primeiro dia foi marcada por palestras e atividades práticas ministradas pelo renomado Prof. Dr. Benedito Rodrigues dos Santos. As atividades incluíram simulações de casos de revelação espontânea, casos de suspeita e de flagrante delito, com a participação das equipes envolvidas.
No segundo dia, o foco foi nos fluxos de atendimento integrado na rede de proteção, conforme previsto na Lei nº 13.431/17 e no Decreto nº 9.603/18. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os procedimentos que devem ser seguidos para garantir o atendimento adequado e eficiente na rede de proteção, no sistema de segurança e de justiça.
Uma roda de conversa sobre os fluxos de atendimento específicos da cidade de Fortaleza trouxe uma abordagem prática e contextualizada para os participantes. Além disso, a mentoria sobre estratégias para a construção desses fluxos de atendimento se mostrou valiosa para todos os envolvidos.
A cerimônia de formatura, também na terça-feira, encerrou o evento com a entrega dos certificados aos participantes. O Prof. Dr. Benedito Rodrigues dos Santos expressou sua satisfação em relação ao comprometimento e interesse demonstrado pelos profissionais que participaram do curso, ressaltando a importância de capacitações como essa para aprimorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O curso Prática da Escuta Especializada reforçou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em promover a formação contínua dos profissionais que atuam na área da infância e adolescência, visando a construção de uma rede de proteção cada vez mais eficaz e sensível às necessidades desses grupos.
Para mais informações sobre escuta especializada, acesse o site do projeto.