A Prefeitura de Fortaleza concluiu o recapeamento e a sinalização da Rua Nereu Ramos, no trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva, no bairro Parangaba, e da Rua Almirante Rufino, entre Av. Luciano Carneiro e Rua José do Patrocínio, no Vila União. O serviço faz parte do pacote de recapeamento anunciado pelo prefeito José Sarto, que prevê o recapeamento asfáltico, inicialmente, de 30 das principais vias da Capital. Mês passado, a Prefeitura de Fortaleza concluiu os serviços na Avenida Rui Barbosa, no trecho entre as avenidas Antônio Sales e Pontes Vieira.
Com três vias finalizadas, a Prefeitura já concluiu 3.680 metros de extensão de vias com nova camada asfáltica e sinalização horizontal. Além da conclusão dessas vias, a gestão municipal executa, atualmente, o serviço em outros 25 logradouros, incluindo as ruas Eduardo Garcia, Torres Câmara, Pinto Madeira, Doutor Pontes Neto, Coletora Leste, Paulo Faustino, Tenente Lauro e as avenidas Luciano Carneiro e Radialista José Lima Verde. Durante as intervenções, operadores do Via Livre fazem o controle do tráfego.
Balanço
A Avenida Rui Barbosa, na Aldeota, foi a primeira via entregue. A intervenção partiu da Avenida Antônio Sales e seguiu até a Avenida Pontes Vieira. No total, a via recebeu 1.200 metros de novo asfalto e nova sinalização. Na Rua Almirante Rufino, no Vila União, a intervenção totalizou 900 metros de recapeamento e sinalização, entre a Avenida Luciano Carneiro e a Rua José do Patrocínio. Já na Rua Nereu Ramos, na Parangaba, foram executados 1.580 metros de novo asfalto e sinalização, entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva.
As próximas vias que serão entregues dentro do cronograma de execução dos serviços de recapeamento e sinalização da Capital são as ruas Torres Câmara, Pinto Madeira, Eduardo Garcia, Doutor Pontes Neto, Barão do Rio Branco e as avenidas Luciano Carneiro e Viena Weyne.
Pacote de Recapeamento Asfáltico
No último dia 18 de agosto, o prefeito José Sarto anunciou um pacote de investimento para o recapeamento asfáltico das principais vias de Fortaleza. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 50 milhões em serviços de fresagem, pavimentação e sinalização, com a entrega de mais de 50 quilômetros de extensão de trechos recuperados.
A primeira etapa na recuperação das vias é a de fresagem, quando parte da camada asfáltica é retirada, caso seja necessário. Em seguida, a via recebe a nova pavimentação asfáltica, sendo realizado também o nivelamento, para evitar desníveis nas esquinas e ao redor das tampas de bueiro. Por fim, ocorre a sinalização horizontal, realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Os trabalhos são conduzidos pela Seger, com apoio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).