A Prefeitura de Fortaleza intensificou no mês de setembro o trabalho de limpeza da Lagoa da Viúva, no bairro Siqueira, uma das áreas de maior proteção ambiental de Fortaleza, com 40 mil m² de hectares protegidos e reservados para a educação ambiental e lazer. Foram retiradas mais de 1.674 toneladas de aguapés e 84 carradas de lixo em um mês de serviços intensos.
A ação foi realizada por meio da Secretaria de Gestão das Regionais (Seger), Secretaria Executiva Regional 5 e Defesa Civil. A limpeza contou com o trabalho diário de oito homens na produção, além do apoio de uma escavadeira hidráulica e o transporte de quatro caçambas para a coleta diaria dos entulhos.
Urbanização e revitalização
A Lagoa da Viúva também passa por um trabalho de revitalização e urbanização, em parceria com Secretaria Municipal dA Infraestrutura (Seinf) e Secretaria Regional 5. A área tem recebido, desde 2020, intervenções que incluem urbanização, construção de novos passeios, área de lazer e mirante para contemplação da paisagem.
O projeto já possui 90% de conclusão e prevê serviços de pavimentação em 11 ruas do entorno, instalação de mobiliários urbanos e nova iluminação, além de acessibilidade em toda a extensão da urbanização. A ideia é proporcionar melhoria de vida aos fortalezenses, infraestrutura adequada para as práticas esportivas, além de trazer mais segurança para a população.
"Esse lugar vai se tornar um espaço com qualidade de vida para os moradores, uma opção de lazer à população. Esse trabalho de limpeza é uma necessidade, um conceito qualificado para manter o espaço saudável e ainda mais bonito", concluiu o secretário da Regional 5, Moacir Soares.