O prefeito José Sarto entregou, nesta quarta-feira (06/07), as obras de urbanização de 21 ruas na comunidade 7 de Setembro, no bairro Siqueira. Durante a inauguração o gestor também assinou a ordem de serviço, dando início à segunda etapa das obras de requalificação no bairro. Com o novo contrato, será possível ampliar o projeto para mais sete vias da localidade.
As obras, que fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), realizaram a urbanização completa das vias, com nova pavimentação em piso intertravado e asfalto, calçadas padronizadas, além da construção de sistema de drenagem e saneamento. As mudanças viárias trazem mais dignidade, acessibilidade e qualidade de vida para quem mora na região, confo me ressaltou o prefeito.
"O calçamento intertravado facilita o escoamento da chuva e a diferença é enorme. Não apenas o embelezamento da rua, e a tranquilidade e o acesso do trânsito, mas também saúde, pois sem acúmulo d'água, evita também doenças. A luta dessa comunidade ultrapassa duas décadas e eu fico muito feliz de poder vir aqui como prefeito para entregar uma infraestrutura de qualidade", declarou Sarto.
De acordo com o secretário executivo da Infraestrutura, Roberto de Resende, a segunda etapa das obras já devem ser iniciadas imediatamente. "A comunidade Sete de Setembro só tinha um acesso, agora tem três. Na próxima etapa teremos sete ruas sendo requalificação, das quais seis com piso intertravado e uma em pavimento asfáltico, que é a Rua Urucutuba. Agradecemos a acolhida da comunidade para que a Prefeitura pudesse e possa executar essas obras do jeito que elas têm que ser",
Com investimento de R$ 9,7 milhões, a obra na comunidade é o segundo Proinfra entregue pelo prefeito José Sarto e o quarto entregue na cidade de Fortaleza. O programa já beneficiou as comunidades Unidos Venceremos (17 ruas), no Barroso, Jardim Glória, no bairro Cajazeiras (21 ruas), Canindezinho (65 ruas) e agora a 7 de Setembro, no Siqueira (21).
Qualidade de vida
Dona Francisca Monteiro, moradora da comunidade 7 de setembro há mais de 20 anos, relatou que a melhor mudança que a obra levou foi a qualidade de vida. Sobretudo para as crianças, que ela conta que viviam doentes por conta dos acúmulos de água e da falta de saneamento.
"Eu acreditava que dia melhores aconteceriam na nossa comunidade. Nós já tivemos muita tristeza, por aqui. Quando chovia, ninguém conseguia passar, nenhum transporte. A gente improvisava um barquinho pra sair de casa. Era muita água que vinha nessa descida", detalhou. Agora as crianças tem condições de pisar no chão, sem pegar verme, diarreia e outras doenças por causa da lama e da falta de esgoto", detalhou.
Francisca, que é dona de casa, afirmou ainda que recebeu a visita da prefeitura antes das obras e acompanhou todas as mudanças de perto. "Foi muita luta, e hoje todos da comunidade reconhecem as mudanças. Sou muito grata a Prefeitura", disse.
Proinfra
O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) é o maior investimento em infraestrutura social em comunidades carentes já realizado na história da Cidade. Com investimento de US$ 150 milhões, o projeto vem realizando obras de infraestrutura, com serviços de drenagem, saneamento, mobilidade, além da construção de novos equipamentos de educação e esporte.
A meta do projeto é contemplar, aproximadamente, 30 bairros, que receberão melhores condições sanitárias, caminhabilidade, com a urbanização de 950 vias e mais qualidade de vida.
As obras, executadas Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), abrangem todas as regionais da cidade e, atualmente, ocorrem em 12 bairros: Barroso, Mondubim, Pedras, Jangurussu, Granja Lisboa, Ancuri, Presidente Vargas, Genibaú, Bom Jardim, Dendê, Curió e São Bento. O projeto irá dotar regiões carentes da Capital com infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento da população, como rede de esgoto, drenagem e urbanização de vias.