A Prefeitura de Forteza anunciou nesta sexta-feira (18/08), o novo projeto de drenagem que será implantado na Avenida Heráclito Graça, via que historicamente, durante o período chuvoso, sofre com alagamentos devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente e que abrange os bairros Centro e Aldeota.
Veja a maquete eletrônica da obra
Com conceito inédito na Capital, o novo projeto consiste na construção de um reservatório de controle de cheias, que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista.
As intervenções preveem a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, para facilitar o acesso e a travessia de pedestres. O projeto abrange, ainda, a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço.
O edital para execução do projeto foi lançado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) em julho deste ano. As intervenções contam com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e duração de até 10 meses. A expectativa é que as obras tenham início ainda no segundo semestre deste ano, após o fim do processo licitatório e a assinatura do contrato.
Requalificação da Praça Bárbara de Alencar
Localizada ao lado do Ginásio Paulo Sarasate, a Praça Bárbara de Alencar também será reformada. O equipamento receberá novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, serviços de pintura na meia-quadra de basquete e novos alambrados, instalação de duas futmesas em concreto, melhoria no piso da academia ao ar livre, ampliação do playground e restauro do monumento existente na praça.